Mundo

Francesa é eleita Miss Universo 2016; Miss Brasil fica entre as 13 classificadas

Concurso foi realizado na noite de ontem (29), em Manila, nas Filipinas

Por UOL com UOL 30/01/2017 05h05
Francesa é eleita Miss Universo 2016; Miss Brasil fica entre as 13 classificadas
Miss França é a Miss Universo 2016 - Foto: Reuters

A final da 65ª edição do Miss Universo foi realizada na noite desse domingo (29) em Manila, nas Filipinas (sim, trata-se da edição de 2016 em 2017 mesmo), e teve a Miss França, Iris Mittenaere, como vencedora, eleita a mais bela do mundo. Em segundo e terceiro lugares ficaram Raquel Pelissier (Miss Haiti) e Andrea Tovar (Miss Colômbia), respectivamente. Trata-se da primeira europeia a vestir a coroa desde 1990, quando Mona Grudt, da Noruega, venceu o concurso.

O destaque nas redes sociais foi para a canadense Siera Bearchell. Belíssima, carismática e curvilínea, a miss ganhou a torcida de grande parte do público brasileiro após a desclassificação de Raissa Santana. A representatividade da mulher cujo corpo foge da ditadura da magreza tão comum em concursos de beleza gerou elogios e acabou resultando em polêmica, uma vez que os apresentadores da transmissão da Band deram a entender que a modelo não pertencia ao ambiente. 

Brasil de fora
Raissa Santana foi eliminada na seleção do Top 9 durante a competição. Ela era uma das mais cotadas para figurar entre as três finalistas por diversos especialistas, mas acabou ficando entre as 13 primeiras. Estudante de marketing, Raissa tem 21 anos e foi a primeira negra a representar o Brasil na competição em três décadas, sucedendo a gaúcha Deise Nunes que levou o título nacional em 1986.

Nascida em Itaberaba, na Bahia, migrou para São Paulo quando tinha apenas um ano de idade. Por aqui, viveu durante cinco anos, quando sua mãe, após diversas tentativas de melhoria das condições de vida trabalhando como empregada doméstica, resolveu se juntar ao restante dos parentes que moravam em Umuarama, no Paraná. Fixaram-se e foi por lá que venceu o concurso municipal que iniciou sua escalada nas competições de beleza até chegar ao evento mundial.

Em entrevista ao UOL em dezembro passado, ela contou que sofreu bullying quando mais nova. "Me zoavam por ser feia, desengonçada”, conta. “Eu era uma negra com cabelo cacheado... Hoje eu tenho essa maturidade para entender que havia preconceito racial velado.”



Apresentador piadista
Novamente comandando o evento, Steve Harvey souber rir de si mesmo. Em dezembro de 2015 virou meme na internet depois do climão por ter anunciado Miss Colômbia como vencedora, quando a campeã era a Miss Filipinas Pia Alonzo Wurtzbach. "Paguei meus pecados pelo ano passado, quando a gente erra o negócio é seguir em frente. Fiz uma cirurgia nos meus olhos, então quando chegar o cartão conseguirei ler direito", brincou logo nos primeiros minutos com o microfone em mãos.

Após a apresentação das 86 candidatas, Pia foi a primeira convidada ao palco para falar sobre a importância do título em sua vida, a transformações pessoais consequentes dos trabalhos sociais que realizou no último ano e o novo contrato com a agência de modelos internacional IMG. Logo no início de sua participação, imagens da confusão do ano passado foram transmitidas no telão. Harvey não perdeu a piada. "Em defesa, não foi minha ideia reprisar o que aconteceu", disse, sendo sucedido pelas risadas da plateia. "Como foi ser vice por 28 segundos?", perguntou.

Pia, claro, entrou na brincadeira e agradeceu a Harvey por ter se tornado a Miss Universo mais famosa. "E eu que te agradeço por ter me tornado um apresentador também bastante famoso", completou ele. Ao final, investiu em um par de óculos "fundo de garrafa" para evitar que qualquer confusão se repetisse no anúncio da nova Miss Universo.

Internautas lamentam a derrota da brasileira
A torcida estava grande na internet e diversas pessoas postaram seus lamentos sobre a desclassificação de Raissa.