Prazo para inscrições no Prouni termina hoje (3); matrículas do Sisu são iniciadas
Estudantes devem ficar atentos aos prazos do MEC; confira as principais informações!
Terminam às 23h59 desta sexta-feira (3) as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece 214.110 bolsas de estudos em instituições de ensino superior privadas para estudantes de todo o país. O prazo teve início no dia 31 de janeiro.
Do total de bolsas ofertadas pelo Prouni, 103.719 são integrais e 110.391 são parciais, ou seja, o governo federal arca com 50% da mensalidade. Segundo o MEC, essa é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa, em 2004.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do endereço http://siteprouni.mec.gov.br/. Para participar do processo seletivo, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha que foram usados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. É possível optar por até dois cursos, com ordem de preferência.
Como participar
Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular. É preciso comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial.
Também podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério da rede pública de ensino que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.
Começam hoje as matrículas dos aprovados no Sisu
Estudantes que foram aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) podem, a partir desta sexta-feira (3), fazer suas matrículas nas instituições de ensino superior. O prazo vai até o dia 7 de fevereiro.
O candidato selecionado pelo Sisu deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.
Nessa edição do Sisu, foram ofertadas, ao todo, 238.397 vagas de graduação em 131 instituições de ensino federais e estaduais públicas.
Os candidatos foram selecionados com base na nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para participar do processo, o estudante não poderia ter zerado a redação do exame.
Candidatos relataram invasões
Logo após a divulgação dos resultados da primeira chamada do Sisu, candidatos afirmaram que suas contas foram acessadas por terceiros e que suas opções de cursos foram trocadas.
Segundo a apuração da reportagem, uma falha de segurança no sistema de troca de senha do Enem, utilizada também para o acesso ao Sisu, possibilitou que participantes de um fórum anônimo na internet pudessem acessar contas de candidatos e alterar os cursos escolhidos por eles.
O MEC (Ministério da Educação), no entanto, nega que o sistema tenha sido afetado --para a pasta, tratam-se de crimes isolados, e não de invasão do sistema.
Na semana anterior, durante o período de inscrições para o Sisu, candidatos relataram problemas no acesso ao sistema. Previsto para encerrar no dia 26 de janeiro, o prazo para inscrições no sistema foi estendido até o dia 30 pelo MEC.
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
