Prazo para inscrições no Prouni termina hoje (3); matrículas do Sisu são iniciadas
Estudantes devem ficar atentos aos prazos do MEC; confira as principais informações!

Terminam às 23h59 desta sexta-feira (3) as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece 214.110 bolsas de estudos em instituições de ensino superior privadas para estudantes de todo o país. O prazo teve início no dia 31 de janeiro.
Do total de bolsas ofertadas pelo Prouni, 103.719 são integrais e 110.391 são parciais, ou seja, o governo federal arca com 50% da mensalidade. Segundo o MEC, essa é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa, em 2004.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do endereço http://siteprouni.mec.gov.br/. Para participar do processo seletivo, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha que foram usados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. É possível optar por até dois cursos, com ordem de preferência.
Como participar
Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular. É preciso comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial.
Também podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério da rede pública de ensino que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.
Começam hoje as matrículas dos aprovados no Sisu
Estudantes que foram aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) podem, a partir desta sexta-feira (3), fazer suas matrículas nas instituições de ensino superior. O prazo vai até o dia 7 de fevereiro.
O candidato selecionado pelo Sisu deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.
Nessa edição do Sisu, foram ofertadas, ao todo, 238.397 vagas de graduação em 131 instituições de ensino federais e estaduais públicas.
Os candidatos foram selecionados com base na nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para participar do processo, o estudante não poderia ter zerado a redação do exame.
Candidatos relataram invasões
Logo após a divulgação dos resultados da primeira chamada do Sisu, candidatos afirmaram que suas contas foram acessadas por terceiros e que suas opções de cursos foram trocadas.
Segundo a apuração da reportagem, uma falha de segurança no sistema de troca de senha do Enem, utilizada também para o acesso ao Sisu, possibilitou que participantes de um fórum anônimo na internet pudessem acessar contas de candidatos e alterar os cursos escolhidos por eles.
O MEC (Ministério da Educação), no entanto, nega que o sistema tenha sido afetado --para a pasta, tratam-se de crimes isolados, e não de invasão do sistema.
Na semana anterior, durante o período de inscrições para o Sisu, candidatos relataram problemas no acesso ao sistema. Previsto para encerrar no dia 26 de janeiro, o prazo para inscrições no sistema foi estendido até o dia 30 pelo MEC.
Últimas notícias

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
