Eleitores que faltaram as últimas eleições terão até maio para regularizar situação

Os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições (cada turno eleitoral é considerado uma eleição) deverão comparecer aos cartórios eleitorais no período de 02 de março a 02 de maio para regularizar sua situação e não ter o título eleitoral cancelado. A partir do dia 20 de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) dará início à impressão das relações dos eleitores “faltosos” e as mesmas poderão ser consultadas nos cartórios eleitorais.
“Será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa. Estão excluídos do cancelamento os eleitores que não estejam obrigados ao exercício do voto”, explicou o corregedor regional eleitoral de Alagoas, Pedro Augusto Mendonça.
No início deste mês, a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) publicou um provimento definindo as orientações para a execução dos procedimentos para o cancelamento das inscrições e regularização da situação de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições. O anexo do provimento traz um roteiro para atendimento aos eleitores, que deve ser observado pelos cartórios eleitorais de todo o país.
Após a impressão da lista dos eleitores faltosos, os cartórios devem afixar edital, no dia 22 de fevereiro e por, no mínimo, dez dias, dando publicidade às referidas relações, divulgar o edital pelos meios de comunicação e dar ciência aos partidos políticos. Não serão expedidas notificações aos eleitores por parte da Justiça Eleitoral.
Caso o eleitor não compareça para comprovar que votou, que justificou a ausência ou pagou as multas correspondentes, a partir do dia 02 de maio terá seu título cancelado automaticamente e sua efetivação se dará de 17 a 19 de maio.
Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
