Eleitores que faltaram as últimas eleições terão até maio para regularizar situação
Os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições (cada turno eleitoral é considerado uma eleição) deverão comparecer aos cartórios eleitorais no período de 02 de março a 02 de maio para regularizar sua situação e não ter o título eleitoral cancelado. A partir do dia 20 de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) dará início à impressão das relações dos eleitores “faltosos” e as mesmas poderão ser consultadas nos cartórios eleitorais.
“Será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa. Estão excluídos do cancelamento os eleitores que não estejam obrigados ao exercício do voto”, explicou o corregedor regional eleitoral de Alagoas, Pedro Augusto Mendonça.
No início deste mês, a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) publicou um provimento definindo as orientações para a execução dos procedimentos para o cancelamento das inscrições e regularização da situação de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições. O anexo do provimento traz um roteiro para atendimento aos eleitores, que deve ser observado pelos cartórios eleitorais de todo o país.
Após a impressão da lista dos eleitores faltosos, os cartórios devem afixar edital, no dia 22 de fevereiro e por, no mínimo, dez dias, dando publicidade às referidas relações, divulgar o edital pelos meios de comunicação e dar ciência aos partidos políticos. Não serão expedidas notificações aos eleitores por parte da Justiça Eleitoral.
Caso o eleitor não compareça para comprovar que votou, que justificou a ausência ou pagou as multas correspondentes, a partir do dia 02 de maio terá seu título cancelado automaticamente e sua efetivação se dará de 17 a 19 de maio.
Últimas notícias
Lucas Faxineiro e Matheus Lucas encontram famosos em Las Vegas
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Apresentadora se emociona em forte discurso ao noticiar ataques contra mulheres
Wagner Moura viraliza ao apresentar prêmio no Gotham Awards
Casos de Família: Christina Rocha abandona palco após ataque a grávida
Defensoria Pública entra com ação contra cobranças abusivas em tratamento para autistas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
