Aluna da Ufal cria campanha no Facebook para divulgar trabalhos de pesquisa e extensão
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Nicolli Albuquerque criou a hashtag: #meuprojetoéimportanteporque
Fazer a divulgação e promover os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade Federal de Alagoas, em todas as áreas, motivaram a aluna Nicolli Albuquerque a lançar uma campanha no Facebook no final do ano passado. Ela uniu duas ferramentas que se completam: criatividade e rede social. A estudante conta que um dos fatores positivos da iniciativa foi proporcionar a discussão entre colegas para o dinamismo da ação visando atingir o objetivo almejado.
Nicolli é aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro de Tecnologia (Ctec) e membro do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos XXI), do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). “Fiquei feliz com a divulgação da campanha e a minha pretensão é inspirar as pessoas e grupos que realizam atividades de extensão e pesquisa na instituição para a necessidade da divulgação científica”, enfatiza.
Ela adianta que a divulgação científica vinha à tona em conversas com alguns amigos e isso a inquietava, pelo trabalho realizado por professores e estudantes ser pouco conhecido e valorizado no meio acadêmico. “Muitas vezes não temos noção do que está acontecendo do lado da nossa unidade acadêmica, imagine a comunidade externa. Eu sinto falta de ver colegas falando sobre o andamento de seus projetos, onde estão ou serão aplicados, assim como as áreas envolvidas”, conta Nicolli.
Mesmo reconhecendo ser importante a bolsa de estudos proporcionada aos pesquisadores para o desenvolvimento do trabalho, a idealizadora da campanha destaca a valorização da divulgação das ações com dinamismo. “Precisamos divulgar nossos projetos, não só por orgulho do que estamos fazendo, mas também porque poderemos despertar reflexões e permitirmos a construção de uma consciência de pertencimento”, frisa.
Hashtag para divulgação
No planejamento deste ano, visando o engajamento do público ao qual a campanha se destina Nicolli cita entre as estratégias: inspiração aos grupos de pesquisa e extensão a expandir a divulgação de seus trabalhos por meio de palestras, mesas-redondas, redes sociais; e promover discussões com pessoas que não têm convivência no meio acadêmico, formalmente ou informalmente.
Ela acrescenta que para campanha a maneira mais simples encontrada foi promover a hashtag: #meuprojetoéimportanteporque, assim denominada a ação. Nicolli orienta que para participar da campanha o interessado, além da hashtag, deve colocar: o nome do projeto de pesquisa/extensão; instituição de ensino; explicar de forma sucinta do que se trata o projeto e porque é importante; e as áreas de conhecimento que envolve.
Com uma ação simples e bem moderna Nicolli convida a todos para participar desse mutirão divulgação da informação científica. Assim, o que está sendo desenvolvido na Ufal vai chegar rapidamente a quem pode se beneficiar com a produção do conhecimento.
Veja também
Últimas notícias
Vingador, Axé e Tigre conquistam títulos de campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Saúde de Maceió imuniza quase 34 mil animais no segundo dia de vacinação antirrábica
Festa do servidor é comemorada com almoço, premiação e muita música em Palmeira dos Índios
Furacão Melissa se aproxima da Jamaica com ventos de categoria cinco
Aos 92 anos, Paul Biya é reeleito presidente do Camarões pela oitava vez
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
