Aluna da Ufal cria campanha no Facebook para divulgar trabalhos de pesquisa e extensão
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Nicolli Albuquerque criou a hashtag: #meuprojetoéimportanteporque

Fazer a divulgação e promover os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade Federal de Alagoas, em todas as áreas, motivaram a aluna Nicolli Albuquerque a lançar uma campanha no Facebook no final do ano passado. Ela uniu duas ferramentas que se completam: criatividade e rede social. A estudante conta que um dos fatores positivos da iniciativa foi proporcionar a discussão entre colegas para o dinamismo da ação visando atingir o objetivo almejado.
Nicolli é aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro de Tecnologia (Ctec) e membro do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos XXI), do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). “Fiquei feliz com a divulgação da campanha e a minha pretensão é inspirar as pessoas e grupos que realizam atividades de extensão e pesquisa na instituição para a necessidade da divulgação científica”, enfatiza.
Ela adianta que a divulgação científica vinha à tona em conversas com alguns amigos e isso a inquietava, pelo trabalho realizado por professores e estudantes ser pouco conhecido e valorizado no meio acadêmico. “Muitas vezes não temos noção do que está acontecendo do lado da nossa unidade acadêmica, imagine a comunidade externa. Eu sinto falta de ver colegas falando sobre o andamento de seus projetos, onde estão ou serão aplicados, assim como as áreas envolvidas”, conta Nicolli.
Mesmo reconhecendo ser importante a bolsa de estudos proporcionada aos pesquisadores para o desenvolvimento do trabalho, a idealizadora da campanha destaca a valorização da divulgação das ações com dinamismo. “Precisamos divulgar nossos projetos, não só por orgulho do que estamos fazendo, mas também porque poderemos despertar reflexões e permitirmos a construção de uma consciência de pertencimento”, frisa.
Hashtag para divulgação
No planejamento deste ano, visando o engajamento do público ao qual a campanha se destina Nicolli cita entre as estratégias: inspiração aos grupos de pesquisa e extensão a expandir a divulgação de seus trabalhos por meio de palestras, mesas-redondas, redes sociais; e promover discussões com pessoas que não têm convivência no meio acadêmico, formalmente ou informalmente.
Ela acrescenta que para campanha a maneira mais simples encontrada foi promover a hashtag: #meuprojetoéimportanteporque, assim denominada a ação. Nicolli orienta que para participar da campanha o interessado, além da hashtag, deve colocar: o nome do projeto de pesquisa/extensão; instituição de ensino; explicar de forma sucinta do que se trata o projeto e porque é importante; e as áreas de conhecimento que envolve.
Com uma ação simples e bem moderna Nicolli convida a todos para participar desse mutirão divulgação da informação científica. Assim, o que está sendo desenvolvido na Ufal vai chegar rapidamente a quem pode se beneficiar com a produção do conhecimento.
Veja também
Últimas notícias

O que é a síndrome rara que causa fome insaciável em criança de 2 anos

Trump diz a Lula que EUA 'estão sentindo falta' do café brasileiro: o efeito do tarifaço no bolso americano

Marcelo Beltrão apresenta em Belo Horizonte palestra sobre a transformação da educação em Coruripe

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões

Sequestro a gerente de banco na Ponta Verde; confira imagens do simulado da SSP em AL

Ciclista morre após ser atropelada e esmagada por carreta no Eustáquio Gomes, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
