Aluna da Ufal cria campanha no Facebook para divulgar trabalhos de pesquisa e extensão
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Nicolli Albuquerque criou a hashtag: #meuprojetoéimportanteporque
Fazer a divulgação e promover os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade Federal de Alagoas, em todas as áreas, motivaram a aluna Nicolli Albuquerque a lançar uma campanha no Facebook no final do ano passado. Ela uniu duas ferramentas que se completam: criatividade e rede social. A estudante conta que um dos fatores positivos da iniciativa foi proporcionar a discussão entre colegas para o dinamismo da ação visando atingir o objetivo almejado.
Nicolli é aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro de Tecnologia (Ctec) e membro do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos XXI), do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). “Fiquei feliz com a divulgação da campanha e a minha pretensão é inspirar as pessoas e grupos que realizam atividades de extensão e pesquisa na instituição para a necessidade da divulgação científica”, enfatiza.
Ela adianta que a divulgação científica vinha à tona em conversas com alguns amigos e isso a inquietava, pelo trabalho realizado por professores e estudantes ser pouco conhecido e valorizado no meio acadêmico. “Muitas vezes não temos noção do que está acontecendo do lado da nossa unidade acadêmica, imagine a comunidade externa. Eu sinto falta de ver colegas falando sobre o andamento de seus projetos, onde estão ou serão aplicados, assim como as áreas envolvidas”, conta Nicolli.
Mesmo reconhecendo ser importante a bolsa de estudos proporcionada aos pesquisadores para o desenvolvimento do trabalho, a idealizadora da campanha destaca a valorização da divulgação das ações com dinamismo. “Precisamos divulgar nossos projetos, não só por orgulho do que estamos fazendo, mas também porque poderemos despertar reflexões e permitirmos a construção de uma consciência de pertencimento”, frisa.
Hashtag para divulgação
No planejamento deste ano, visando o engajamento do público ao qual a campanha se destina Nicolli cita entre as estratégias: inspiração aos grupos de pesquisa e extensão a expandir a divulgação de seus trabalhos por meio de palestras, mesas-redondas, redes sociais; e promover discussões com pessoas que não têm convivência no meio acadêmico, formalmente ou informalmente.
Ela acrescenta que para campanha a maneira mais simples encontrada foi promover a hashtag: #meuprojetoéimportanteporque, assim denominada a ação. Nicolli orienta que para participar da campanha o interessado, além da hashtag, deve colocar: o nome do projeto de pesquisa/extensão; instituição de ensino; explicar de forma sucinta do que se trata o projeto e porque é importante; e as áreas de conhecimento que envolve.
Com uma ação simples e bem moderna Nicolli convida a todos para participar desse mutirão divulgação da informação científica. Assim, o que está sendo desenvolvido na Ufal vai chegar rapidamente a quem pode se beneficiar com a produção do conhecimento.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
