Capital

Problema antigo: MPE ameaça interditar maior cemitério público de Maceió

Por 7 Segundos com TV Ponta Verde Canal 05 16/02/2017 12h12
Problema antigo: MPE ameaça interditar maior cemitério público de Maceió
Cemitério apresenta situação precária e restos mortais exalam mau cheiro no local - Foto: Reprodução/ TV Ponta Verde

O problema estrutural dos cemitérios públicos de Maceió não é novidade. Agora, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) ameaça interditar o maior cemitério público da capital, o São José, localizado no bairro do Trapiche, caso a prefeitura não resolva as irregularidades presentes no local.

A equipe de reportagem da TV Ponta Verde afiliada ao SBT esteve na parte interna do cemitério São José, e o que presenciou foram ossos espalhados em vários pontos do lugar, diversos túmulos abertos, pedaços de caixões, lixo por toda parte e restos mortais que exalam mau cheiro.

“Está uma desorganização tremenda, onde deveriam ter mais respeito pelos parentes que já se foram”, reclama o mecânico Jailson Bernarde.

Em 2014, o MPE pediu a suspensão de sepultamentos em covas rasas, diretas do solo, para evitar a contaminação do lençol freático.  Mas o problema estrutural se arrasta por três anos, e até o momento, nada foi feito.

De acordo com o promotor responsável pela ação que ameaça a interdição do cemitério São José, Antônio Jose Sodré,  a promotoria vai acionar novamente a prefeitura de Maceió, mas antes, vai sugerir que a gestão crie um crematório público.

“Em razão da saturação dos cemitérios de Maceió, seria bastante interessante que o município tivesse como um dos objetivos da gestão atual, montar um crematório, para que servisse a população, principalmente a de baixa-renda”, afirma o promotor.

A promotoria afirmou, que caso as irregularidades perdurem, o cemitério São José será interditado. “Caso não se consiga chegar a um denominador comum administrativamente, lamentavelmente, vai ter que se tomar outro rumo, ou seja, pode fechar”,alertou.

Salário dos Coveiros

Um grupo de coveiros denunciou à equipe de reportagem da TV Ponta Verde, que tem recebido o salário muito abaixo do valor que consta na folha salarial. Segundo a categoria, eles recebem um documento da prefeitura de Maceió no valor de R$ 2 mil, mas o que ganham efetivamente é pouco mais de R$ 900 pelo serviço prestado. O problema salarial, de acordo com o grupo, tem ocorrido em todos os cemitérios públicos da capital.

A assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável  informou à reportagem que busca parceria com empresas privadas para a revitalização e construção de novos ossuários do cemitério São José.  Sobre o lixo a secretaria esclareceu que a limpeza do local é realizada diariamente. E em relação ao salário dos coveiros, afirma que o valor bruto pago a cada mês é de 1.025 reais.

Confira reportagem na íntegra: