Justiça proíbe paredões e limita horários no carnaval de Atalaia
Em acordo, município evita despesas e festejo será restrito este ano

Para manter as contas municipais em dia, a Prefeitura de Atalaia se comprometeu a evitar qualquer despesa com eventos de Carnaval nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, inclusive nas festividades dos clubes e nos desfiles dos blocos. O compromisso é parte de um termo de ajustamento de conduta (TAC) entre o município e sua promotoria. Caso o gestor público descumpra o termo, ele pode responder por ato de improbidade administrativa e penal.
O TAC também regula o horário de funcionamento de bares, restaurantes, churrasquinhos, discotecas, bailes e similares, que durante os dias momescos, somente poderão funcionar das 8h às 22h. Já o Baile Vermelho e Preto, tradicional na cidade, deverá iniciar às 20h e terminar a meia-noite. Na quarta-feira de cinzas, o termo proíbe qualquer manifestação em ambiente aberto.
Para garantir o sossego da cidade, a Promotoria de Justiça de Atalaia também orienta os estabelecimentos a diminuir a emissão de som durante seu funcionamento a níveis aceitáveis, sob pena de caracterização de crime ambiental, provocado por poluição sonora. Estão proibidos os blocos carnavalescos denominados “pipocas”.
Carros de som
O acordo proíbe ainda a utilização de carros de som, veículos com som em porta-malas e trios elétricos sem a devida autorização da Prefeitura Municipal. Da mesma forma, estão excluídos das festividades os “paredões de som”, salvo aqueles que puxarem os blocos oficiais. Após o desfile deles, o equipamento deverá ser desligado e recolhido pelos proprietários, sob pena de apreensão e lavratura de termo circunstanciado de ocorrência.
Se a prefeitura descumprir as obrigações receberá multa no valor de cinco salários-mínimos, além de serem apuradas contra ela as responsabilidades civil e penal pelo Ministério Público Estadual. n
Junto à Promotoria de Justiça de Atalaia, caberá às Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal e seguranças particulares dos blocos carnavalescos e eventos fechados fiscalizarem o cumprimento do TAC.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
