Com apenas duas viaturas, moradores de Rio Largo reclamam da violência na cidade

A população de Rio Largo sofre com a onda de assaltos no centro comercial da cidade e no número de homicídios registrados desde janeiro deste ano. Moradores temem em ir à igreja ou ter que sair à rua por causa da violência. Lojas são invadidas por assaltantes e funcionários têm seus objetos pessoais levados.
A equipe de reportagem do Jornal do Dia, da TV Ponta Verde, afiliada ao SBT em Alagoas esteve no município nessa terça-feira (21) e falou com moradores e comerciantes. Uma loja de roupa que fica no Centro foi alvo de dois assaltantes, que roubaram mercadorias, dinheiro do caixa e pertences dos funcionários, deixando um prejuízo de 15 mil reais.
“Eu fico indignada, porque eles saíram tranquilos parecendo que estavam em uma passarela. E ninguém faz nada, gente. Rio Largo está abandonado”, disse uma mulher, que preferiu não se identificar.
Em outro estabelecimento, o ladrão entrou pelo teto e roubou celulares e notebooks dos clientes. Em menos de uma semana, quatro lojas foram assaltadas por homens armados. A equipe da TV Ponta Verde permaneceu no Centro por uma hora e nenhuma viatura foi vista fazendo rondas.
Em contato com a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar que responde pelo município de Rio Largo, Major Aloísio, conta que a cidade possui duas viaturas responsáveis pelas rondas na região. Ele não informou a quantidade de policiais que trabalham no local.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, a população de Rio Largo estava estimada em 75.688 habitantes. O comandante fala em grande demanda para o Batalhão, já que, segundo ele, a cidade é grande, possui muitos conjuntos e quatro centros comerciais, nas localidades do Forene, Mata do Rolo, Centro e Lourenço de Albuquerque.
Populares reclamam da violência em redes sociais
Além disso, a sede do 8º Batalhão fica próximo ao aeroporto Zumbi dos Palmares. Ele acredita que se houvesse uma sede no centro da cidade, poderia facilitar o trabalho da polícia.
“A nossa demanda é grande. Temos duas viaturas trabalhando. Às vezes, acontece de ter um assalto próximo a uma escola, e a gente vai atender, quando chega, recebe demanda de um assalto na Mata do Rolo, e chega uma hora que não dá para atender porque está sendo utilizado e algum lugar fica desprovido”, explica o comandante.
Ele afirma que para conseguir atender a demanda, o Batalhão busca o suporte de polícias especializadas como o Batalhão de Trânsito, a Radiopatrulha e outras polícias em operações.
“Fazemos o que podemos. A gente procura reforçar com as unidades especializadas. Estamos com a expectativa de receber novos policiais para reforçar a segurança, mas a previsão é só para depois do carnaval”, complementa.
Para o carnaval, o comandante diz que seis viaturas farão a segurança na cidade, visto que a festa só será realizada por meio de blocos de rua, devido a um acordo entre município e Ministério Público do Estado.
O 8º BPM, além de Rio Largo, também responde por mais cinco municípios, dentre eles, Pilar, que, de acordo com informações do comandante, possui uma viatura.
Outro dado preocupante é sobre homicídios. Em janeiro deste ano, de acordo com a reportagem da TV Ponta Verde, foram registradas cinco mortes em Rio Largo e três pessoas sofreram tentativas de homicídios.
Todos deveriam ser investigados pela delegacia do 12º Distrito Policial, mas os casos estão acumulados, porque o município não tinha delegado. O delegado Manoel Vanderlei, que estava em Satuba, foi designado para Rio Largo.
Confira reportagem da TV Ponta Verde:
Últimas notícias

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Incêndio é registrado em casa abandonada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió

Aves Silvestres são apreendidas em aldeia na zona rural de Joaquim Gomes

Restaurante Popular tem programação especial em alusão ao Dia das Mães
Dia das Mães: confira os horários de funcionamento dos shoppings da capital e do interior

Moradores protestam contra falta d’água e bloqueiam pista em Cruz das Almas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
