Em disputa acirrada, Acadêmicos do Tatuapé vence pela 1ª vez o carnaval de SP
A escola Acadêmicos do Tatuapé é a grande vencedora do Carnaval de São Paulo de 2017.
A agremiação foi a quarta a desfilar na sexta, primeiro dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi, com enredo "Mãe África conta a sua história: Do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbabwe".
Reuniu 3.200 integrantes em 26 alas e 5 carros alegóricos. Como destaques, trouxe Leci Brandão e Sabrina Boing Boing.
A Acadêmicos do Tatuapé homenageou a África neste Carnaval. No desfile, uma mãe contará a história do continente como conta a história dos filhos. No início, o solo e a terra de onde surgiram os primeiros vestígios de vida. Depois, vieram as histórias dos reinos do Egito, Marrocos e Gana –bailarinos fizeram coreografias de danças típicas.
No terceiro carro, a escola homenageou todas as religiões do território africano.
As festas típicas, que influenciaram diretamente o folclore popular brasileiro, tiveram destaque no carro quatro. A alegoria, colorida e enfeitada com muitas fitas, representou festas como a congada e o maracatu. O desfecho do desfile foi uma homenagem ao Zimbábue, considerada a Terra do Ouro no continente.
Apuração
A escola passou à frente da apuração apenas na leitura da última nota do último quesito, samba-enredo, superando a Dragões da Real, que vinha se mantendo na liderança desde o sexto dos nove quesitos.
Renato Romindini, o Tomate, presidente da Dragões da Real recebeu de cabeça erguida o resultado final da apuração. "A gente vai continuar lutando. A escola é muito nova. Nós empatamos. Vamos comemorar muito nosso vice-campeonato. E ano que vem segura que vai ser melhor."
Dragões ficou com o segundo lugar, Vai-Vai com o terceiro, Império de Casa Verde com o quarto, Rosas de Ouro com o quinto e Mocidade Alegre com o sexto. As seis primeiras colocadas voltam ao Anhembi na próxima sexta-feira (03), no desfile das campeãs.