Justiça decide que agentes penitenciários contratados podem usar armas de fogo
Pleno dá prazo para que Estado capacite agentes para uso de armas em presídios
O pleno do Tribunal de Justiça (TJ) negou o recurso do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas e decidiu que os agentes terceirizados trabalhem armados e com as mesma condições dos efetivos, desde que o Estado de Alagoas comprove a aptidão psicológica e capacidade técnica aos funcionários contratados dentro de um prazo de seis meses. A decisão ocorreu em julgamento realizado nesta terça-feira (7).
O desembargador e relator do processo, Sebastião Costa, entendeu que “há a possibilidade de agentes contratados sem vínculo efetivo exercerem, em alguma medida, o poder de polícia, e há a possibilidade de portarem armas”. Para isso, o TJ deu um prazo de seis meses para que o governo estadual capacite os agentes, quando necessário, e afira a capacidade deles em usar armas e exercer a atividade.
No total, 6 desembargadores votaram a favor do relator, atendendo ao pedido, pela permissão do porte de arma, e dando o prazo para o governo do estado. Cinco desembargadores votaram pela recusa completa do pedido, enquanto que o desembargador Paulo Lima, votou em favor do Sindicato, que pedia a probibição do porte de arma por agentes contratados.
Em liminar, o desembargador Sebastião Costa havia negado o pedido do Sindapen, em maio de 2016. A análise do processo foi suspensa durante a sessão do dia 25 de outubro do ano passado, por pedido de vistas do desembargador Paulo Lima. A permissão para a atuação dos terceirizados de forma igual aos efetivos foi concedida em portaria emitida pelo juiz José Braga Neto, titular da 16ª Vara Criminal de Maceió - Execuções Penais.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
