Geral

Municípios podem participar de estudo sobre planos de saneamento básico

A Lei exige que os Municípios estabeleçam um conselho para controle social, fiscalização e monitoramento das ações de saneamento

Por Redação com assessoria 09/03/2017 16h04
Municípios podem participar de estudo sobre planos de saneamento básico
Municípios podem participar de estudo sobre planos de saneamento básico - Foto: reprodução

 

Gestores de Municípios com população até 50 mil habitantes podem participar de uma pesquisa elaborada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O estudo pretende verificar a situação dos Municípios quanto ao andamento da elaboração de seus planos municipais de saneamento básico (PMSB), conforme ditado pela Lei 11.445/2007.

A Lei exige que os Municípios estabeleçam um conselho para controle social, fiscalização e monitoramento das ações de saneamento. A urgência na elaboração dos planos deve-se ao Decreto 8629/2015, o qual exige essa documentação para o repasse de recursos de saneamento básico aos Municípios, até 31/12/2017.

De acordo com a Funasa, o objetivo da pesquisa é contribuir na construção dos planos no Municípios que ainda não o têm. Assim, os Municípios cumprem a legislação e conseguem acesso aos recursos voltados para implantação de saneamento em suas comunidades.

Acesso


Os Entes municipais cadastrados no Sistema da Funasa (Siga), podem utilizar o mesmo login e senha para responder ao questionário. Caso não o Município não seja cadastrado, ele deverá solicitar acesso. Após o preenchimento de todas as informações, a Funasa encaminhará usuário e senha para o e-mail cadastrado.