TST derruba liminar que suspendia publicação da "lista suja" do trabalho escravo

Uma decisão do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bresciani determinou o restabelecimento da norma que definiu a publicação do cadastro de empregadores que respondem a processo por indício de submissão de trabalhadores a condições análogas à de escravo. A liminar havia sido concedida pelo presidente do órgão, ministro Ives Gandra Martins Filho, no dia 7 de março. O tema vem sendo recorrentemente questionado na justiça.
A nova liminar, deferida em mandado de segurança protocolado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), suspende decisão favorável a pedido da União. Assim, fica determinada a retomada da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região no sentido de publicar imediatamente a lista suja. Porém, ainda não foi divulgado como se será concedido novo prazo para que o Ministério do Trabalho dê publicidade à lista, tendo em vista que a decisão do TRT ordenava a publicação do cadastro até o dia 7.
O MPT julstifica, no mandado de segurança, que a decisão do presidente do TST infringe o princípio do devido processo legal e do juiz natural, na medida em que suprime a instância recursal do TRT, além de ferir o regimento interno da Corte. Contra a liminar, cabe agravo interno, de competência do Órgão Especial do TST, a quem compete também o julgamento do mérito do mandado de segurança.
Em sua decisão, Bresciani destacou que o princípio do devido processo legal “é expressão da garantia constitucional de que as regras pré-estabelecidas pelo ordinário devem ser observadas na condução do processo, assegurando-se aos litigantes, na defesa dos direitos levados ao Poder Judiciário, todas as oportunidades processuais conferidas por Lei, desde que manejadas dentro de padrão de legalidade”.
Lista suja
Compõem o documento empregadores que tenham sido autuados por fiscais do trabalho em casos de submissão de empregados a condições análogas à escravidão. Pelo menos 52 mil pessoas foram libertadas no Brasil nos últimos 20 anos em decorrência dessa situação. É o que aponta dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
A lista não é publicada desde 2014. Isso porque o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu à época liminar a pedido da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias para suspender a divulgação. Em 2016, a ministra Cármen Lúcia revogou a medida cautelar e suspendeu o impedimento à publicação do cadastro.
Últimas notícias

Seduc divulga calendário de pagamento do Cartão Escola 10 para 2025

Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação do Carnaval do Jacaré

Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha

Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo

Neto, que matou a própria avó em São Miguel dos Campos, é condenado a 37 anos de prisão

Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
