TJ nega pedido de liberdade a acusado de homicídio a mando de traficantes
O desembargador José Carlos Malta Marques, do Tribunal de Justiça de Alagoas, negou pedido de liberdade a Melquisedeck Estevan dos Santos, em decisão liminar publicada nessa quinta-feira (16), no Diário da Justiça. O réu é acusado de matar José Edson Silva dos Santos e Dayze da Costa Ferreira, a mando de traficantes, em 2012.
A defesa afirmou que Melquisedeck está preso desde 18 de novembro de 2016 sem julgamento e que estaria caracterizado constrangimento ilegal por excesso de prazo. Alegou ainda que a denúncia recebida pela 7ª Vara Criminal da Capital não contém os indícios necessários de autoria e pediu o trancamento da ação penal.
O desembargador José Carlos Malta avaliou que é preciso uma análise aprofundada para verificar se a duração da prisão é desproporcional, a ser feita durante o julgamento de mérito, considerando a gravidade da acusação, as provas indiciárias, a contribuição dos atores do processo para seu avanço ou para seu atraso e a postura do Judiciário.
“Quanto ao alegado excesso de prazo, tem a Câmara Criminal entendido que, para a caracterização do constrangimento ilegal, é preciso cotejar absolutamente todas as circunstâncias específicas do caso concreto em conjunto”, afirmou José Carlos Malta, na decisão.
Sobre o pedido de trancamento da ação penal, o desembargador frisou que este também será examinado no julgamento de mérito. “[A medida] só pode ser adotada quando for manifesta a inépcia da denúncia ou a falta de justa causa para o exercício da ação penal”, ressaltou.
O crime
De acordo com a denúncia, o crime ocorreu em 25 de maio de 2012, por volta das 23h45, na Rodovia AL-101 Norte, ao lado do Posto de Gasolina Modelo, no bairro de Jacarecica. As duas vítimas teriam sido mortas quando se encontraram com Melquisedeck e um comparsa para um passeio no carro de José Edson, que era amigo dos acusados.
O outro acusado do crime é Marcos Davi Lopes dos Santos. Eles teriam praticado o homicídio mediante recompensa paga por um grupo de traficantes.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
