Maconha é plantada com mandioca para ocultar pés no Sertão de PE
A Polícia Federal em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta quarta-feira (29) o resultado da "Operação Baraúna", deflagrada nas Ilhas do Rio São Francisco, nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco, de 15 a 22 de março deste ano, para identificar e erradicar plantios de maconha. No total, foram apreendidos 362 mil pés de maconha, 97 plantios, 159 mil mudas e duas toneladas da droga pronta para o consumo.
Durante a operação, a Polícia Federal identificou uma nova tática praticada pelos traficantes: plantar maconha misturada com mandioca. Ninguém foi preso. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela PF. "O ciclo produtivo da 'cannabis' é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita, novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor", diz nota divulgada pela PF.
Segundo a Polícia Federal, caso os 362 mil pés de maconha fossem colhidos e prensados, daria para se fazer 120 toneladas de maconha. Ainda de acordo com a PF, as operações no Sertão pernambucano têm provocado o aumento da importação de maconha do Paraguai, comprovado pelo aumento de apreensões do entorpecente oriundo daquele país.
(Divulgação/Polícia Federal)
Trabalho operacional
Quarenta policiais federais, civis e militares, além do Corpo de Bombeiros de Belém do São Francisco participaram da operação. Os policiais realizaram incursões terrestres, aéreas e fluviais e utilizaram três aeronaves (da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal do Distrito Federal e uma da Polícia Civil do Distrito Federal), além de botes infláveis.
Em duas operações realizadas este ano, a PF erradicou 410 mil pés de maconha (que se transformariam em 160 toneladas), destruiu 100 plantios, 212 mil mudas e incinerou 2.110 quilos de maconha pronta para o consumo.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
