Shoppings têm 24h para se adequar à lei de isenção da taxa de estacionamento, diz Procon
Para Procon, prática é abusiva e serve para desestimular cliente a cobrar os seus direitos

Dois shoppings de Maceió foram autuados na manhã desta segunda-feira (24), durante fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), por causa da burocratização na hora de o cliente se isentar do pagamento da taxa de estacionamento, como previsto em lei municipal. Segundo o órgão, o preenchimento de dados em uma ficha é uma forma que as empresas encontraram para desestimular o consumidor a exigir os seus direitos.
Os shoppings Pátio Maceió, no Benedito Bentes, e o Parque Shopping, localizado na Cruz das Almas, em 24h precisam se adequar a nova legislação, passível de penalidades, caso haja descumprimento da lei.
Segundo a lei Nº 6.621, que entrou em vigor na última quarta-feira (19), é necessário que o cliente apenas apresente a nota fiscal carimbada no valor de compra 10 vezes superior ao preço da taxa de estacionamento. Fazendo isso, ele já tem o direito da gratuidade.
No entanto, com a nova determinação, o que se viu foram filas, discussões, reclamações junto ao Procon e transtornos. Isso porque os shoppings estavam exigindo o preenchimento de diversos dados, tais como, CPF, RG, celular, habilitação, proprietário do carro, marca, modelo, cor, ano, placa, número do Ticket, nota fiscal, endereço do cliente, loja onde houve o consumo etc.
Consumidor registrou em vídeo uma confusão no Pátio Shopping.
Segundo o assessor jurídico do Procon, César Caldas, a prática é abusiva e é uma tentativa de “desestimular o consumidor a ter o seu direito preservado”. E acrescenta. “É uma prática ilegal, porque a lei determina que a apresentação somente da nota já dá o direito à isenção. O órgão já está tomando as medidas cabíveis, para inibir”, diz o assessor.
Segundo o agente de fiscalização, Roberto Melo, os dois shoppings têm um prazo de 24h para se adequar à legislação. “Se reincidir, tomaremos uma medida mais enérgica. A possibilidade é de que, caso haja o descumprimento, sejam abertas as cancelas do shopping para que os clientes estacionem gratuitamente”, expõe o agente. Essa possibilidade depende da decisão após reunião com setor jurídico e com o superintendente do Procon.
Últimas notícias

Rafael Brito participa de programa de desenvolvimento da infância na Universidade Harvard

Justiça suspende reintegração de posse em Joaquim Gomes

Maternidade fecha por falta de pagamento e Estado oferece solução pela metade, diz Cabo Bebeto

Acidente grave é registrado na noite desta quinta-feira (5) no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Quarto de residência pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em União dos Palmares

Governador Paulo Dantas entrega a quarta creche Cria na capital, Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
