Meta é vacinar 660 mil pessoas contra a gripe em Alagoas, afirma Sesau
Crianças menores de 5 anos, idoso e puérperas estão no grupo que deve se vacinar
A Campanha de vacinação contra a Influenza, que teve início no dia 17 de abril, exclusivamente para os profissionais de saúde, prossegue agora para os demais grupos prioritários.
Até o dia 26 de maio deverão ser imunizados os idosos, gestantes, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e professores das redes pública e privada.
Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), a meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar pelo menos 90% do público-alvo, que representa 662.388 pessoas do total de 735.987 pessoas. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2, além de também oferecer proteção contra a Influenza B.
“Cada município realiza sua estratégia para imunizar todos os integrantes do grupo prioritário. Não necessita correria para comparecer aos postos de vacinação, pois até o fim da campanha todos os integrantes do público-alvo serão vacinados”, salientou a técnica do PNI em Alagoas, Claudeane Nascimento.
Em Maceió, além dos postos de saúde, é possível se vacinar em outros postos volantes. Além do Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas) e Pátio Maceió (Benedito Bentes), a vacinação está disponível no Supermercado Extra (Farol), sempre das 10h às 21h.
Nesta segunda-feira (24), Edmax Silva Aragão, levou o sobrinho, Lucas Mizael, e a mãe, Maria Luiza Aragão, para serem vacinados. Eles foram até o II Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha, no bairro do Poço, em Maceió.
“Todo ano trago minha mãe para se vacinar e agora estou trazendo meu sobrinho, que tem um ano e cinco meses. Por causa dessa vacina, minha mãe adoece muito pouco e espero que o Lucas também cresça saudável como a avó”, afirmou Edmax.
O aposentado Antônio Omena, 86 anos, disse que todas as campanhas são positivas para que a população se previna contra complicações futuras. “Desde que comecei a tomar as vacinas, nunca mais tive uma gripe forte; às vezes são resfriados leves, sem dores de cabeça e febre. Sei da importância da vacinação e na minha idade não podemos vacilar”, salientou.
Prevenção
A técnica do Programa Nacional de Imunização em Alagoas , Claudeane Nascimento, ressalta que. Além da vacina, a Influenza pode ser evitada com atitudes simples. “É importante lavar constantemente as mãos, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, além de optar por uma alimentação balanceada e ingestão de muito líquido”, informou.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
