Meio ambiente

Projeto Relix entrega ‘ecobicicletas’ para incentivar reciclagem em AL

Foram doadas 30 bicicletas para cinco cooperativas e seis associações de catadores de lixo

Por Redação com assessoria 03/05/2017 14h02
Projeto Relix entrega ‘ecobicicletas’ para incentivar reciclagem em AL
Sesi e Projeto Relix entregam Ciclolix a catadores de Alagoas - Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

O projeto Relix lançou em Alagoas, na manhã desta quarta-feira (03), o aplicativo LIX e doou 30 bicicletas para cinco cooperativas e seis associações de catadores de recicláveis localizadas nos municípios de Maceió, Coruripe, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Piranhas.

As bicicletas coletoras, que foram entregues a cooperativas e associações de catadores de lixo alagoanas no Ginásio do Sesi, no Trapiche, foram projetadas para oferecer maior segurança e otimizar o trabalho do catador de lixo. O modelo, único no país, tem capacidade para carregar até meia tonelada, amassadores de latinhas e garrafas PET, sinalização de segurança e estepe.

Os catadores também ganharam kits que incluem bolsa, chapéu com proteção para a nuca e camisa UV para proteger o trabalhador do sol, par de luvas, cadeado e corrente e bomba de calibragem.

Durante o evento, Lina Rosa, coordenadora do projeto Relix, que nasceu no Recife, apresentou o Aplicativolix, app que tem informações sobre os pontos de coleta mais próximos de onde o usuário está e que ainda permite agendar a coleta com diretamente com o Catadorlix. E lançou a publicação “ReliXXX: A força cromossômica feminina por uma vida sustentável", disse.