Polícia

Bandas brasileiras de metal são detidas em Bangladesh por serem "satânicas"

Por Uol Notícias 09/05/2017 09h09
Bandas brasileiras de metal são detidas em Bangladesh por serem 'satânicas'
Músico Moyses Kolesne compartilhou indignação em publicação nas redes sociais - Foto: Instagram/Reprodução

As bandas brasileiras Krisiun e NervoChaos foram detidas na madrugada desta terça-feira (9) no Aeroporto Internacional Hazrat Shahjala, em Daca, em Bangladesh. De acordo com um comunicado divulgado pelo Krisiun, eles foram abordados pela polícia no momento em que estavam retirando as bagagens. Os passaportes foram retidos e as duas bandas ficaram no local por mais de oito horas. 

As bandas estão em turnê internacional e antes de passar por Bangladesh, já tinham feito shows no Hammersonic Festival, em Jacarta, na Indonésia. Os grupos foram liberados a tempo dos shows, que estavam com os ingressos esgotados. As apresentações, no entanto, foram canceladas pelas autoridades locais.

Os grupos foram liberados após entrarem em contato com o consulado brasileiro em Bangladesh, que ajudou a resolver a situação. De acordo com a assessoria de imprensa das bandas, agora eles estão em um hotel em Bangladesh, mas sem autorização para sair do país. Na tarde desta terça-feira, eles terão outra reunião com o consulado brasileiro. 

Bangladesh é um país de maioria muçulmana e esta não é a primeira vez que bandas de heavy metal são detidas no aeroporto. 

No Facebook, Lauro Bonometti, do Nervo Chaos, explicou a situação. "Hoje, dia 09/05/2017, nós do NervoChaos juntamente com o Krisiun, ainda estamos retidos no aeroporto de Bangladesh, o que ocasionou o cancelamento de nossas apresentações por sermos taxados como bandas SATÂNICAS, onde a religião local é extremamente radical. Nossos passaportes também encontram-se retidos pela polícia federal daqui, o que nos impossibilita de tomarmos qualquer tipo de ação para que possamos ser liberados. Estamos a mais de 8h no aeroporto e sem saber a previsão de qual será o desfecho deste 'patético' episódio e em breve iremos entrar em contato com a embaixada brasileira para que nos auxilie nesse caso", escreveu. 

As duas bandas vão seguir com próximos compromissos da turnê asiática, que passará pela Mongólia, China, Japão e Coreia do Sul.