Promotor que fez delação de Joesley foi acusado de usar, em caso anterior, vídeos editados por delator
O promotor Sérgio Bruno Fernandes, responsável pela delação de Joesley Batista, da JBS, esteve no centro de uma polêmica em 2015. A OAB apresentou reclamação ao Conselho Nacional do Ministério Público afirmando que Fernandes, durante o intervalo de uma audiência judicial, admitiu ter usado como prova vídeos editados por um delator “antes da apresentação às autoridades”. O caso em tela era a Operação Caixa de Pandora, que derrubou o ex-governador José Roberto Arruda.
A Caixa de Pandora se notabilizou como o primeiro escândalo político fartamente registrado em áudio e vídeo. O delator, Durval Barbosa, gravou Arruda e outros políticos locais recebendo propina. O promotor Sérgio Bruno, hoje coordenador da Lava Jato em Brasília, esteve à frente do caso.
A OAB usou como base de sua argumentação gravação feita durante o intervalo de uma audiência com um ex-deputado distrital que foi flagrado nos grampos de Durval. O juiz determinou uma pausa entre as oitivas, mas os equipamentos que registravam a fala dos depoentes continuaram ligados.
Segundo a peça da OAB, é possível ouvir os promotores falando com o juiz sobre suposta edição de vídeos do delator e debatendo a pertinência de se avalizar pedidos de perícia nos aparelhos que fizeram as captações. A conversa foi questionada pelas defesas do ex-deputado e de Arruda.
O caso foi arquivado sob alegação de que a perícia no áudio da audiência judicial apresentada pela defesa dos réus e a feita pela Polícia Federal apresentaram divergências, não sendo possível firmar conclusão sobre o conteúdo da fala dos promotores.
Veja também
Últimas notícias
Criança de 4 anos entra em máquina de bichos de pelúcia; ‘Eu fiquei apavorada’, diz mãe
Trapezista morre após despencar dez metros durante apresentação em Sergipe
Prefeitura entregará Kits da 24ª Corrida da Emancipação de Arapiraca no Ginásio João Paulo II
Mais de 350 famílias de quilombolas conquistam o direito à água em Arapiraca
Veículo pega fogo e fica completamente carbonizado em Palmeira dos Índios
Dólar abre em queda após reunião entre Lula e Trump e com expectativa de acordo entre EUA e China
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
