Educação

Inscrições para professores temporários da rede estadual terminam nesta terça

Por Agência Alagoas 23/05/2017 16h04
Inscrições para professores temporários da rede estadual terminam nesta terça
Processo tem como objetivo a composição do banco de dados dos professores temporários - Foto: Agência Alagoas

Os interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a composição de dados de professores temporários da rede pública estadual têm até as 23h59 desta terça-feira (23) para realizarem as inscrições no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no endereço www.educacao.al.gov.br ou nowww.sigepro.educacao.al.gov.br .

O processo tem como objetivo a composição do banco de dados dos professores temporários para os anos iniciais e também para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Inglês, Português, Arte e Educação Física. As vagas para professores exigem licenciatura plena.

O número de convocados dependerá da carência da rede pública estadual. Os temporários são contratados para substituírem os professores que estão afastados das salas de aula por diversos motivos, como licença médica, licença maternidade, licença para realização de mestrado e outros.

De acordo com o superintendente de valorização de pessoas da Seduc, Carlos Palmeira, há uma grande procura por parte dos concorrentes, principalmente para as vagas de auxiliar de sala.

“A procura está sendo muito grande para participar do processo seletivo, tanto é que no primeiro dia houve sobrecarga do servidor, devido ao grande número de acessos”, afirma o superintendente.

Palmeira salienta ainda que os inscritos só deverão levar a documentação probatória dos títulos de experiência no momento em que forem convocados. Vale ressaltar que a contratação será de, no mínimo, 20 horas e um terço da carga horária será utilizado para o planejamento de aulas.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o setor de Valorização de Pessoas da Seduc por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (82) 3315-1283.

Avaliação

O PSS será avaliado pela comissão composta por membros da superintendência de Valorização de Pessoas da Seduc. O processo será realizado em uma única etapa, que analisa o título dos candidatos, que poderão ser convocados e contratados. A validade do processo é de dois anos, a partir da data do resultado final.

A etapa de homologação de títulos contará com a presença somente dos candidatos inscritos e convocados para a sede da Gerência Regional de Educação (Gere) a qual ele se inscreveu. Caso algum candidato não compareça à convocação e entrega de documentos, ele será desclassificado.

Requisitos e inscrições

Para participar do processo seletivo, o interessado deve ser brasileiro nato, naturalizado, ou devidamente legalizado no Brasil, ter no mínimo 18 anos à época da contratação, possuir escolaridade mínima exigida para o cargo inscrito, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, não possuir antecedente criminal, não ter sido demitido do serviço público e ter disponibilidade de no mínimo 20 horas semanais.

O candidato poderá realizar somente uma inscrição e, assim que efetivada, não haverá alteração para o cargo escolhido pelo mesmo.

No caso das pessoas portadoras de alguma deficiência, será aberto um banco de dados específico, com um percentual de 5% das convocações que surgirem ao longo do período. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.