Comissão do Senado aprova correção mais vantajosa do FGTS

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou um mecanismo de correção mais vantajoso para os recursos depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pelo texto aprovado, o dinheiro passa a ser corrigido pela Selic. Hoje, o FGTS é corrigido pela TR mais 3% ao ano.
A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e deve passar ainda por mais uma comissão (Assuntos Econômicos) antes de ir para a Câmara. O texto também precisa ser sancionada pelo presidente Michel Temer para entrar em vigor.
Atualmente, o FGTS é corrigido em 3% + Taxa Referencial. A TR é estabelecida pelo Banco Central, e varia de acordo com um cálculo que leva em conta a média da remuneração feitos por itens como depósitos, impostos e títulos públicos. No ano passado, a fórmula representou uma correção de 5,07%, enquanto a inflação medida pelo IPCA no período foi de 6,29%. A poupança rendeu 8,30% no mesmo período.
Já a Selic é fixada pelo Copom e está em 11,25% ao ano. A aposta de economistas é a taxa, em queda desde outubro de 2016, encerre o ano em 8,50%, segundo o Boletim Focus.
O projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) tramitava desde 2007 na casa e visa que o dinheiro parado no fundo não seja corroído pela inflação. Nesta segunda, os senadores aprovaram um voto em separado proposto por Antonio Anastasia (PSDB-MG), no lugar do parecer da senadora Ana Amélia (PP-RS), rejeitando as demais alterações no FGTS. Segundo Anastasia, ainda que as permissões de saque propostas fossem “meritórias”, elas acabavam retirando muitos recursos do fundo, destinado a financiar obras de infraestrutura.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
