Capital

[Vídeo] Por causa de chuva, ponte cai e moradores ficam isolados na Grota Bom Jesus

O córrego transbordou por por causa do forte fluxo de água e derrubou uma ponte que dava acesso a grota

Por 7 Segundos 25/05/2017 06h06
[Vídeo] Por causa de chuva, ponte cai e moradores ficam isolados na Grota Bom Jesus
Moradores reclamam de alagamentos na grota Bom Jesus - Foto: Reprodução

Os moradores do bairro do Benedito Bentes que haviam denunciado as más condições de moradia no local por causa do mau cheiro de um esgoto a céu aberto no mês passado, estão novamente aflitos por causa do fluxo de água corrente que aumentou com as chuvas dos últimos três dias. Na tarde desta quarta-feira (24) o córrego transbordou e acabou derrubando a estrutura de uma ponte construída pelo governo, por conta disso os moradores ficaram sem acesso ao outro lado da Grota Bom Jesus.

A ponte que fica a 500 metros do córrego construído desabou após as fortes chuvas desta semana. De acordo com o moradores, o barro cedeu e o cimento da ponte desmoronou, fazendo com que a água passasse com mais força pelo rio. Com o incidente, parte da tubulação que estava próxima à construção foi levada pela água e foi parar nos terrenos das residências.

Uma das tubulações foi parar ao lado da casa do morador Rosivan Fernandes. Ele disse que já sente medo antes mesmo do inverno começar. "Estou no meu trabalho mas me sinto aflito de como pode estar a situação da minha casa, me mandam fotos de outras casas que a correnteza leva e eu fico imaginando que a próxima pode ser a minha porque está perto", conta preocupado.

Para transitar entre um lado e outro da grota os próprios moradores improvisam sempre com os mesmos materiais uma ponte artesanal feita com corda, estacas e madeira. Como a correnteza é forte, os homens amarram os materiais em árvores já prevendo que se chover podem perder tudo que arcaram e ainda o acesso mesmo que inapropriado a outra região.

A ponte que caiu nesta quarta-feira já era uma obra antiga do governo. Antigamente era uma estrada de terra, mas com a primeira enchente em 2014 o barro cedeu e uma ponte de concreto foi construída com a promessa de segurança. Meses depois a ponte começou a ficar perigosa, dessa vez por causa da correnteza do córrego que foi construído, por isso a ponte novamente desabou. Os moradores disseram que após o incidente os pedreiros apenas reajustaram a ponte com mais barro para continuar a obra e que por causa da falta de resistência mais uma vez caiu.

Na tentativa de tranquilizar os residentes do local ápos o inicio das obras, a Secretaria de Infraestrutura foi ao local e disse que uma tampa reguladora seria instalada no bairro do Salvador Lyra para conter o fluxo da água. Mas de acordo com os moradores isso não ocorreu. No local, a visita de equipes da obra é apenas para demarcar o espaço do começo da galeria que ainda não foi concluída.

Em 2014 grupos de moradores se reuniram e fecharam pistas na parte alta da cidade para chamar atenção das autoridades que prometeram terminar a obra ainda naquele ano. Hoje três anos depois, reparos realizados pelo governo são realizados no entorno do “rio” mas o problema não foi resolvido.

Há um mês, famílias locais reclamaram também da falta de calçamento nas ruas que são facilmente alagadas pelas enxurradas do canal. De acordo com informações de uma antiga placa que está no local, foram destinados quase 16 milhões de reais dos cofres públicos para execução da obra.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra),esclareceu que as obras da Macrodrenagem estão 60% concluídas, com entrega prevista para dezembro deste ano e que um canal de interligação hídrica dessa bacia para a Lagoa do Salvador Lyra, que no momento passa por ampliação.

Veja vídeo