Acidentes

A poucos metros de barreira, morador teme que sua casa seja a próxima a cair

Por 7 Segundos Maceió 31/05/2017 12h12
A poucos metros de barreira, morador teme que sua casa seja a próxima a cair
Famílias perdem casas no Benedito Bentes e pedem apelo a Defesa Civil - Foto: Reprodução

Depois que mais de 16 mil famílias ficaram desalojadas por causa das fortes chuvas das últimas duas semanas, algumas pessoas continuam receosas de permanecerem em residências localizadas em áreas de risco. As casas construídas em encostas é a situação mais recorrente e preocupante já que a previsão do tempo continua apontando chuvas até o final da semana.

Na manhã desta quarta-feira (31), um morador do bairro do Benedito Bentes II contatou o portal 7 Segundos para demostrar sua angústia de viver em uma casa inapropriada. Roberto da Silva, de 34 anos, que mora com a esposa e com a filha que ainda é de colo chegou a gravar um vídeo de outras casas desmoronadas pela barreira na manhã da última sexta-feira (26), o que ele não sabia é que parte de sua casa cairia naquele mesmo dia.

Eram 19 horas de sexta-feira, a chuva estava forte e já havia causado grandes estragos nas casas vizinhas da  Avenida Guaxuma. Roberto estava na sala de casa e disse que ouviu um barulho forte vindo da cozinha de casa. A esposa estava no cômodo e por pouco não foi atingida pelo desabamento.

“Quando eu ouvi o barulho achei que era uma casa que estava acima da minha já caindo. Ouvi minha esposa falando alguma coisa, quando cheguei na cozinha percebi que estava desmoronando tudo, foi só o tempo de pegar minha esposa e minha filha e aguardar na frente da casa", revela Roberto que não dorme bem desde o dia do incidente.

Mesmo sabendo que as chuvas não terão intervalos, o morador conta que continua dormindo em um cômodo da casa porque não tem para onde ir.

“Tenho certeza que se alguns órgão vir aqui vai condenar minha casa. Se eu tivesse dinheiro já tinha alugado outra residência e saído daqui mas com as chuvas não tem serviço pra mim”, diz Roberto que trabalha como pedreiro.

Em um vídeo enviado para o portal, é possível perceber que a chuva derrubou o teto da casa do rapaz. Da estrutura só sobrou apenas as vigas de madeiras, as telhas foram espalhadas e muitas estão quebradas. Ainda no mesmo dia,  uma barreira despencou e acabou derrubando parte da parede da cozinha, quebrando portas e alguns móveis.

Ainda na filmagem, o morador faz uma comparação com a casa de seu vizinho que parece ser a próxima a desabar. No local algumas lonas foram colocadas com tijolos por todo contorno da barreira para evitar desastres. Encerrando o vídeo o morador completa “ Faltam apenas 4 metros para minha casa ruir”.

Refúgio ou decadência

A casa de Roberto não foi a única prejudicada, toda sua família está tendo problemas para se abrigar. A residência da mãe está em risco e por isso ela não esta morando mais na Grota, buscou auxílio de uma amiga enquanto resolve a vida. A situação não foi diferente com o cunhado do rapaz que também tinha uma casa mas agora se abriga na casa do sogro que está cheia e também corre risco de desabamento.

Ao ser perguntado sobre o que pode ser feito em relação a sua moradia Roberto disse que não fazia tanta questão da casa pelo fato de que a reforma custaria muito dinheiro já que é preciso reconstruir o muro, o telhado e comprar portas.

Em busca de ajuda o homem chegou a ligar para a Defesa Civil no sábado, o órgão avisou que enviaria equipes ainda no início da tarde daquele dia, mas o morador informou que ninguém foi ao local.

“Estou aguardando eles, estamos bem receosos de que algo possa nos acontecer. Onde moro nunca vi uma barreira cair agora acordo e vejo muitas casas acabadas, precisamos de ajuda.”, finaliza Roberto.

O portal 7 Segundos entrou em contato com a Defesa Civil para saber o posicionamento do órgão com respeito a retirada da família da área de risco, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. 

Veja vídeo:

Teto da casa ficou parcialmente destruído: