Conselho de Saúde faz vistoria no HGE e Santa Mônica

Após servidores e parentes de pacientes denunciarem que várias alas do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche, em Maceió, terem sido afetadas pelas águas da chuva que caem há cerca de duas semanas integrantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-AL) foram ao hospital nesta quinta-feira (2), onde fizeram uma vistoria.
A equipe do CES percorreu o setor de Observação Infantil, a UTI Pediátrica e a cozinha do hospital onde constataram infiltrações e precariedades no teto.
A situação no final de semana passada chegou ao ponto de alguns pacientes serem transferidos para outros setores temendo incidentes.
O presidente do Conselho, Jesonias da Silva, informou que engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), que também participaram da vistoria, vão preparar um laudo técnico relatando as condições estruturais do HGE.
O documento deverá, ainda segundo Jesonias, ser encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas (TC) e à Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), além da própria gestão do Hospital.
Nesta tarde a equipe do CES foi para a Maternidade Escola Santa Mônica, no bairro do Poço, que também, devido à chuva forte, enfrentou vários problemas conforme relatos de servidores que endossaram as denúncias com fotos e vídeos de como ficou a maternidade nos últimos dias, principalmente as enfermarias onde ficam os recém-nascidos e a UTI.
Em Nota a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou os problemas decorrentes pela chuva nas duas unidades hospitares, ressaltando que no HGE, para assegurar conforto e segurança às crianças internas, as mesmas foram transferidas para outro espaço sem qualquer perda do tratamento e qualidade assistencial. A Sesau enfatiza que a medida é meramente preventiva, inexistindo o risco de desabamento.
Confira a íntegra da nota:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que, devido as fortes chuvas em Maceió, o telhado de todo o setor de pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE) recebeu um reforço para evitar maiores infiltrações e, assim, minimizar prejuízos à estrutura física. Para assegurar conforto e segurança às crianças internas, as mesmas foram transferidas para outro espaço sem qualquer perda do tratamento e qualidade assistencial.
A Sesau enfatiza que a medida é meramente preventiva, inexistindo o risco de desabamento ou quaisquer prejuízos aos servidores, pacientes e acompanhantes. Também acrescenta, através da Superintendência de Atenção à Saúde, que estão sendo viabilizados mais leitos na Clínica Infantil Dra. Dayse Breda, bairro da Levada, e no Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, localizado na cidade de Rio Largo, para transferências que possibilitem melhor conforto para as crianças.
Vale ressaltar que o projeto para reforma do telhado do HGE, elaborado pela equipe da engenharia da Sesau, está concluído e a obra deverá ser iniciada após o período chuvoso.
Veja também
Últimas notícias

Demarcação de terras indígenas causa protestos e tensão no muncípio de Palmeira dos Índios

Junqueiro celebra o Dia das Crianças com uma grande festa na Praça Multieventos

Prefeitura de Palmeira dos Índios realiza reunião emergencial para definir ações contra o metanol

Deputada Cibele Moura destaca investimentos de seu mandato em Paripueira

Filha que matou a mãe em Arapiraca tem prisão preventiva decretada pela Justiça

Corpo de criança que se afogou na Praia do Peba é encontrado próximo a Foz do Rio São Francisco
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
