Governo apresenta projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018 à ALE
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), apresentou, nesta quarta-feira (14), o projeto Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018 à Assembleia Legislativa de Alagoas. O momento ocorreu durante uma audiência pública e teve como intuito promover uma discussão as despesas estaduais para o exercício do próximo ano.
Conforme o superintendente de Orçamento Público da Seplag, Wagner Sena, a peça orçamentária visa, entre outras coisas, o alcance dos objetivos nos programas do Governo de Alagoas, priorizando os programas e ações que estão ligadas ao Plano Plurianual 2016-2019 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
“Este é um momento importante, pois é necessário discutir ponto a ponto o orçamento do Estado junto à sociedade. Além disso, é um espaço de transparência, em que podemos sanar todas as dúvidas não só dos representantes do Legislativo, mas também da própria população”, explica o superintendente.
A LDO, conforme prescreve a Constituição de Alagoas, além de compreender as metas e prioridades da administração pública estadual, deve orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispor sobre alterações na legislação tributária estadual e estabelecer a política de aplicação financeira dos órgãos ou agências estaduais de fomento.
O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, explica que o projeto pontua as referidas metas, os riscos fiscais e ações que abarcam áreas de fundamental importância sob a responsabilidade do Executivo. Durante a audiência, ele também pode expor as principais mudanças relacionadas às diretrizes para a elaboração do orçamento de 2018 e os critérios para a definição das metas e prioridades.
“A LDO é uma peça extremamente importante, pois estipula as prioridades e metas do Governo para o exercício financeiro seguinte. De modo geral, a LDO vai conseguir adequar, para cada exercício financeiro, o planejamento governamental”, ressalta Fabrício Marques Santos.
Orçamento participativo
Além de representantes da Seplag e da sociedade civil, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) também participou da audiência, com a presença do secretário George Santoro. A audiência foi presidida pelo deputado Inácio Loiola (PSB), presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia, e dos deputados Ricardo Nezinho (PMDB), Gilvan Barros Filho (PSDB), Bruno Toledo (PROS) e Jó Pereira (PMDB).
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
