Após enchentes, Estado investiga oito mortes suspeitas de leptospirose

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, nesta sexta-feira (16), que notificou 41 casos suspeitos de leptospirose, doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de animas como ratos, em sete municípios alagoanos. Além dos 41 casos, a Sesau também está investigando oitos casos suspeitos que evoluíram para óbito.
Das oito mortes suspeitas pela doença, cinco foram registradas em Maceió, uma em Atalaia, uma em Messias e uma em União dos Palmares. A causa da incidência de leptospirose, segundo a Sesau, são as enchentes causadas pelas fortes chuvas registradas em Alagoas nos últimos dias.
A orientação para quem teve contato com a água da enchente e apresenta dores musculares (principalmente na panturrilha), dores de cabeça e febre súbita, é procurar, de imediato, um serviço de saúde - unidade básica ou de pronto-atendimento do seu município.
Estão sendo investigados 18 casos da doença em Atalaia, 14 em Maceió, três em Marechal Deodoro e três no Pilar. Os municípios de Capela, Coruripe e Palmeiras dos Índios registraram, cada um, um caso suspeito.
A Sesau alerta que o atendimento mais precoce possível é vital para prevenir a piora do paciente e o agravamento da situação que pode levar à morte. “É importante que as pessoas com os sintomas da leptospirose não negligenciem os sinais. Não achem apenas que é uma virose e, principalmente, busquem atendimento médico, evitando que o quadro da doença agrave como é bem comum”, explicou a técnica responsável pelo Programa de Zoonoses da Sesau, Silvana Tenório.
A leptospirose apresenta sintomas semelhantes com a gripe e a dengue, a exemplo da febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Vômitos, diarreia e tosse também são sinais comuns à infecção.
Veja também
Últimas notícias

Justiça Federal determina paralisação de construções em terra indígena Xukuru-Kariri
![[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi](https://img.7segundos.com.br/mg84ttlDXmHudBkuY3cPu5hZWpM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-02-at-100601.jpeg)
[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi

Donald Trump anuncia tarifação sobre importados e gera preocupação no Brasil e no mundo

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 51 milhões

Polícia faz ação contra vídeos e pichações ameaçando moradores e policiais de Campo Alegre

Japaratinga alcança classificação de Município Turístico e abre caminho para novos investimentos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
