Vigilância Sanitária alerta para os cuidados ao consumir milho e seus derivados

Com a chegada das festas juninas o consumo de comidas típicas, principalmente do milho e derivados, aumenta em todo o Nordeste. E para garantir o consumo seguro dos produtos, o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra,alertou sobre os cuidados que devem ser observados.
O milho pode ser consumido durante todo o ano, sendo um alimento benéfico para a saúde, mas é preciso ficar atento a algumas recomendações. Segundo o gerente,a principal atitude que todos devem adotar, são aquelas relacionadas as condições de higiene do local onde está sendo vendido o milho in natura ou seus derivados. “O vendedor deve estar usando bata, luvas, além de evitar acessórios como anéis e aliança e nunca manipular diretamente o dinheiro”, reforçou.
Quanto aos produtos derivados do milho, o consumidor deve observar alguns detalhes. No caso da pamonha, a massa ainda quente não pode ser colocada em plástico.Pois em alta temperatura, o plástico libera substâncias tóxicas, que são prejudiciais à saúde dos consumidores. O ideal é o consumo imediato, servido na palha do milho ou devidamente refrigerado.
Já no caso da canjica, o alimento deve ser consumido em um prazo curto, pois o produto tende a fermentar, o que pode causar danos intestinais. O gerente da Vigilância Sanitária Estadual lembrou, ainda, que é preferível utilizar o milho fresco, uma vez que o enlatado pode conter altas concentrações de sódio.
“Deve-se dar preferência a produtos naturais. O milho faz parte da tradição de nossa região e pode ser consumido sem medo, desde que se observem os cuidados adequados”, evidenciou Paulo Bezerra.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
