Vigilância Sanitária alerta para os cuidados ao consumir milho e seus derivados
Com a chegada das festas juninas o consumo de comidas típicas, principalmente do milho e derivados, aumenta em todo o Nordeste. E para garantir o consumo seguro dos produtos, o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra,alertou sobre os cuidados que devem ser observados.
O milho pode ser consumido durante todo o ano, sendo um alimento benéfico para a saúde, mas é preciso ficar atento a algumas recomendações. Segundo o gerente,a principal atitude que todos devem adotar, são aquelas relacionadas as condições de higiene do local onde está sendo vendido o milho in natura ou seus derivados. “O vendedor deve estar usando bata, luvas, além de evitar acessórios como anéis e aliança e nunca manipular diretamente o dinheiro”, reforçou.
Quanto aos produtos derivados do milho, o consumidor deve observar alguns detalhes. No caso da pamonha, a massa ainda quente não pode ser colocada em plástico.Pois em alta temperatura, o plástico libera substâncias tóxicas, que são prejudiciais à saúde dos consumidores. O ideal é o consumo imediato, servido na palha do milho ou devidamente refrigerado.
Já no caso da canjica, o alimento deve ser consumido em um prazo curto, pois o produto tende a fermentar, o que pode causar danos intestinais. O gerente da Vigilância Sanitária Estadual lembrou, ainda, que é preferível utilizar o milho fresco, uma vez que o enlatado pode conter altas concentrações de sódio.
“Deve-se dar preferência a produtos naturais. O milho faz parte da tradição de nossa região e pode ser consumido sem medo, desde que se observem os cuidados adequados”, evidenciou Paulo Bezerra.
Veja também
Últimas notícias
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
