Vigilância Sanitária alerta para os cuidados ao consumir milho e seus derivados
Com a chegada das festas juninas o consumo de comidas típicas, principalmente do milho e derivados, aumenta em todo o Nordeste. E para garantir o consumo seguro dos produtos, o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra,alertou sobre os cuidados que devem ser observados.
O milho pode ser consumido durante todo o ano, sendo um alimento benéfico para a saúde, mas é preciso ficar atento a algumas recomendações. Segundo o gerente,a principal atitude que todos devem adotar, são aquelas relacionadas as condições de higiene do local onde está sendo vendido o milho in natura ou seus derivados. “O vendedor deve estar usando bata, luvas, além de evitar acessórios como anéis e aliança e nunca manipular diretamente o dinheiro”, reforçou.
Quanto aos produtos derivados do milho, o consumidor deve observar alguns detalhes. No caso da pamonha, a massa ainda quente não pode ser colocada em plástico.Pois em alta temperatura, o plástico libera substâncias tóxicas, que são prejudiciais à saúde dos consumidores. O ideal é o consumo imediato, servido na palha do milho ou devidamente refrigerado.
Já no caso da canjica, o alimento deve ser consumido em um prazo curto, pois o produto tende a fermentar, o que pode causar danos intestinais. O gerente da Vigilância Sanitária Estadual lembrou, ainda, que é preferível utilizar o milho fresco, uma vez que o enlatado pode conter altas concentrações de sódio.
“Deve-se dar preferência a produtos naturais. O milho faz parte da tradição de nossa região e pode ser consumido sem medo, desde que se observem os cuidados adequados”, evidenciou Paulo Bezerra.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
