Prefeitura e Unicef renovam Plataforma dos Centros Urbanos
A Prefeitura de Maceió e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vão renovar a parceria e lançam novo ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) para o período de 2017 – 2020. O ato está marcado para a próxima segunda-feira (10), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro do Poço. O programa atua na garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A PCU é uma iniciativa do Unicef que tem como objetivo diminuir as desigualdades intramunicipais dos grandes centros urbanos. Maceió faz parte da PCU desde 2013, junto com outras sete capitais, formando o segundo ciclo nacional.
Na próxima segunda-feira, o prefeito Rui Palmeira assinará o compromisso para o segundo ciclo da cidade. A renovação exige esforço conjunto dos órgãos municipais envolvidos, que já criaram uma base de trabalho durante o primeiro ciclo e dos novos parceiros que se juntam para a próxima etapa.
Participarão do evento o prefeito Rui Palmeira, representantes do Unicef e de programas parceiros, a coordenadora nacional da PCU, Luciana Phebo, a coordenadora oficial de Programas, Jane Santos, a coordenadora oficial de Comunicação, Immaculada Pietro e a consultora local da PCU, Juliana Vergetti.

Maceió melhorou indicadores
Para a coordenadora da PCU em Maceió, Juliana Vergetti, a assinatura do segundo ciclo da PCU em Maceió é a confirmação do bom trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Realizamos o trabalho de adaptação e avaliação dos territórios no primeiro ciclo, onde percebemos quais indicadores necessitavam de mais atenção. Conseguimos elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e diminuir o índice de homicídios por fatores externos de crianças e adolescentes. Esses resultados foram fundamentais para a renovação da plataforma”, informou.
A cada renovação de ciclo, o Unicef estabelece novas metas para as capitais participantes da plataforma. “Nessa nova etapa iremos fortalecer o que já alcançamos e trabalhar outros indicadores como a redução da obesidade na infância, a prática de esporte, a produção de arte e cultura nas escolas e a participação da população, não só da sociedade que vive nas áreas de vulnerabilidade, mas estimular a solidariedade das pessoas, dos empresários, para olharem as novas gerações. Somente com esse apoio conseguiremos avançar ainda mais na luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou Juliana Vergetti.

A coordenadora reafirma que a Prefeitura de Maceió tem como prioridade absoluta a garantia dos direitos da criança e do adolescente na capital. “Somente as cidades que firmam esse compromisso conseguem firmar parceria com o Unicef”, destaca Juliana.
O evento acontece na próxima segunda-feira (10), às 9h, no auditório do Senac Poço, e contará com a participação de secretários e técnicos dos 13 órgãos do Comitê Municipal de Implementação da PCU, representantes do Governo do Estado, equipe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) atuante no projeto de Educação de Maceió, representantes do Poder Legislativo Municipal e Estadual, presidentes do Comitê Municipal da Criança e Adolescente e do Comitê Estadual da Criança e Adolescente, representantes da sociedade civil, um jovem e uma jovem representantes da Rede de Adolescentes de Maceió de cada um dos cinco núcleos territoriais do projeto anterior, membros do Sistema de Garantia de Direitos – Conselho de Direitos, Ministério Público, Poder Judiciário e Conselhos Tutelares, entre outros.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
