Prefeitura e Unicef renovam Plataforma dos Centros Urbanos
A Prefeitura de Maceió e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) vão renovar a parceria e lançam novo ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) para o período de 2017 – 2020. O ato está marcado para a próxima segunda-feira (10), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro do Poço. O programa atua na garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A PCU é uma iniciativa do Unicef que tem como objetivo diminuir as desigualdades intramunicipais dos grandes centros urbanos. Maceió faz parte da PCU desde 2013, junto com outras sete capitais, formando o segundo ciclo nacional.
Na próxima segunda-feira, o prefeito Rui Palmeira assinará o compromisso para o segundo ciclo da cidade. A renovação exige esforço conjunto dos órgãos municipais envolvidos, que já criaram uma base de trabalho durante o primeiro ciclo e dos novos parceiros que se juntam para a próxima etapa.
Participarão do evento o prefeito Rui Palmeira, representantes do Unicef e de programas parceiros, a coordenadora nacional da PCU, Luciana Phebo, a coordenadora oficial de Programas, Jane Santos, a coordenadora oficial de Comunicação, Immaculada Pietro e a consultora local da PCU, Juliana Vergetti.

Maceió melhorou indicadores
Para a coordenadora da PCU em Maceió, Juliana Vergetti, a assinatura do segundo ciclo da PCU em Maceió é a confirmação do bom trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Realizamos o trabalho de adaptação e avaliação dos territórios no primeiro ciclo, onde percebemos quais indicadores necessitavam de mais atenção. Conseguimos elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e diminuir o índice de homicídios por fatores externos de crianças e adolescentes. Esses resultados foram fundamentais para a renovação da plataforma”, informou.
A cada renovação de ciclo, o Unicef estabelece novas metas para as capitais participantes da plataforma. “Nessa nova etapa iremos fortalecer o que já alcançamos e trabalhar outros indicadores como a redução da obesidade na infância, a prática de esporte, a produção de arte e cultura nas escolas e a participação da população, não só da sociedade que vive nas áreas de vulnerabilidade, mas estimular a solidariedade das pessoas, dos empresários, para olharem as novas gerações. Somente com esse apoio conseguiremos avançar ainda mais na luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou Juliana Vergetti.

A coordenadora reafirma que a Prefeitura de Maceió tem como prioridade absoluta a garantia dos direitos da criança e do adolescente na capital. “Somente as cidades que firmam esse compromisso conseguem firmar parceria com o Unicef”, destaca Juliana.
O evento acontece na próxima segunda-feira (10), às 9h, no auditório do Senac Poço, e contará com a participação de secretários e técnicos dos 13 órgãos do Comitê Municipal de Implementação da PCU, representantes do Governo do Estado, equipe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) atuante no projeto de Educação de Maceió, representantes do Poder Legislativo Municipal e Estadual, presidentes do Comitê Municipal da Criança e Adolescente e do Comitê Estadual da Criança e Adolescente, representantes da sociedade civil, um jovem e uma jovem representantes da Rede de Adolescentes de Maceió de cada um dos cinco núcleos territoriais do projeto anterior, membros do Sistema de Garantia de Direitos – Conselho de Direitos, Ministério Público, Poder Judiciário e Conselhos Tutelares, entre outros.
Últimas notícias
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
