Cidades

IMA autua Prefeitura por coleta irregular e acúmulo de lixo na Praia da Avenida

Por Redação com assessoria 13/07/2017 14h02
IMA autua Prefeitura por coleta irregular e acúmulo de lixo na Praia da Avenida
Prefeitura de Maceió foi notificada por destinação inadequada de resíduos domésticos do Vale do Reginaldo - Foto: Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou a Prefeitura de Maceió por disposição inadequada de resíduos. O motivo é a quantidade de lixo próximo às margens do Riacho Salgadinho, além da quantidade de lixo acumulada na praia da Avenida.

Segundo o IMA, o Município recebeu uma notificação, mas informou que, por se tratar de ocupações irregulares, não é possível realizar a coleta regular e a coleta é feita pelo chamado ‘gari solidário’, que tem a responsabilidade de coletar o lixo das casas e colocar em um ponto fixo.

 “O gari solidário existe, mas ocorrem pelo menos dois problemas: o ponto fixo está instalado exatamente do lado do Salgadinho. Então, se chover vai descer tudo, ou mesmo a pessoa pode jogar o saco direto no riacho. O outro problema é que o gari solidário recolhe apenas o lixo comum”, comentou Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA.

Conforme o IMA, a Prefeitura foi responsabilizada por “deixar de dar destinação ambientalmente adequada a resíduos domésticos, como assim determina a lei ou atos normativos, contribuindo para a degradação ambiental às margens do riacho Salgadinho”.

A Prefeitura está em período de apresentação da defesa, que conta 20 dias a partir da data do recebimento do auto.