Governo de Alagoas negocia terras de Massa Falida entre movimentos e gestores
O Palácio República dos Palmares foi o local escolhido no final de tarde dessa sexta-feira, 14 de julho, para a reunião de apresentação e integração entre os novos administradores da Massa Falida do Grupo João Lyra e os movimentos agrários atuantes no Estado de Alagoas. A atividade foi coordenada pelo Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias; contou com a participação do Desembargador Tutmés Airan e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) sendo representado pelo chefe de gabinete Silvanio Pereira.
As lideranças dos movimentos sociais do campo presentes – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Terra Livre e Via do Trabalho – cobraram a celeridade no processo de negociação para a desapropriação das terras das antigas usinas Guaxuma e Laginha, e a destinação para a reforma agrária.
Na ocasião, o Secretário Fábio Farias ressaltou a importância da intermediação do Governo de Alagoas. “O Governo se propõe a ser um mediador. Nós queremos o desenvolvimento socioeconômico da região e temos o total interesse em fazermos o encontro de contas para a aquisição dos 1500 hectares destinando ao assentamento das famílias, e quem sabe, incentivar o retorno dos trabalhos da moagem da cana para a geração de mais emprego e renda”, exaltou.
Os novos administradores da Massa Falida (José Luiz Lindoso da Silva, Felipe Falcão e Leandro Folly) destacaram que têm interesse em resolver a problemática, porque um dos pilares dessa gestão é a transparência e as lideranças terão todo o acesso para as explicações.
Manifestação
Nessa semana, cerca de 1000 trabalhadores rurais ligados a oito movimentos sociais do campo realizaram uma manifestação em frente ao prédio da antiga Usina Laginha em União dos Palmares, e também, bloquearam os dois sentidos da rodovia BR-104 na Zona da Mata alagoana para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da reforma agrária.
O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esteve na terça-feira, 11 de julho, para dialogar com os manifestantes in loco e ressaltou que o Governo do Estado está comprometido com a negociação com os administradores da Massa Falida e tem interesse em honrar o compromisso firmado no Tribunal de Justiça. O Iteral também já realizou o levantamento técnico para a futura seleção das áreas que sejam viáveis para a destinação da agricultura familiar.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
