Governo de Alagoas negocia terras de Massa Falida entre movimentos e gestores

O Palácio República dos Palmares foi o local escolhido no final de tarde dessa sexta-feira, 14 de julho, para a reunião de apresentação e integração entre os novos administradores da Massa Falida do Grupo João Lyra e os movimentos agrários atuantes no Estado de Alagoas. A atividade foi coordenada pelo Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias; contou com a participação do Desembargador Tutmés Airan e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) sendo representado pelo chefe de gabinete Silvanio Pereira.
As lideranças dos movimentos sociais do campo presentes – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Terra Livre e Via do Trabalho – cobraram a celeridade no processo de negociação para a desapropriação das terras das antigas usinas Guaxuma e Laginha, e a destinação para a reforma agrária.
Na ocasião, o Secretário Fábio Farias ressaltou a importância da intermediação do Governo de Alagoas. “O Governo se propõe a ser um mediador. Nós queremos o desenvolvimento socioeconômico da região e temos o total interesse em fazermos o encontro de contas para a aquisição dos 1500 hectares destinando ao assentamento das famílias, e quem sabe, incentivar o retorno dos trabalhos da moagem da cana para a geração de mais emprego e renda”, exaltou.
Os novos administradores da Massa Falida (José Luiz Lindoso da Silva, Felipe Falcão e Leandro Folly) destacaram que têm interesse em resolver a problemática, porque um dos pilares dessa gestão é a transparência e as lideranças terão todo o acesso para as explicações.
Manifestação
Nessa semana, cerca de 1000 trabalhadores rurais ligados a oito movimentos sociais do campo realizaram uma manifestação em frente ao prédio da antiga Usina Laginha em União dos Palmares, e também, bloquearam os dois sentidos da rodovia BR-104 na Zona da Mata alagoana para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da reforma agrária.
O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esteve na terça-feira, 11 de julho, para dialogar com os manifestantes in loco e ressaltou que o Governo do Estado está comprometido com a negociação com os administradores da Massa Falida e tem interesse em honrar o compromisso firmado no Tribunal de Justiça. O Iteral também já realizou o levantamento técnico para a futura seleção das áreas que sejam viáveis para a destinação da agricultura familiar.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
