Política

Ambulâncias do Samu estão retidas devido à superlotação no HGE, afirma Renan Filho

Das cinco ambulâncias em operação na capital, três estão retidas na unidade hospitalar

Por 7 Segundos Maceió 18/07/2017 10h10
Ambulâncias do Samu estão retidas devido à superlotação no HGE, afirma Renan Filho
Governador Renan Filho avalia situação do Samu e HGE - Foto: Ricardo Alexandre/ 7 Segundos

Durante solenidade da entrega de 15 ambulâncias na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no estacionamento do Memorial da República, no bairro do Jaraguá, em Maceió, o governador Renan Filho (PMDB) afirmou que as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não estão circulando devido à superlotação no Hospital Geral do Estado (HGE).

Renan Filho informou que a unidade de saúde trabalha acima do limite e devido à falta de macas o atendimento do Samu está deficiente. “No HGE não faltam macas, ter maca no HGE é simples. Cada maca custa R$ 10 mil. O problema do HGE é ter um limite para atendimento de pessoas. Às vezes a gente acha que pode atender todo mundo", afirmou o governador.

"Em Alagoas, o HGE bate um recorde sucessivo de atendimento. O problema é que Alagoas passou 50 anos sem fazer um hospital e isso tem que ser dito. O HGE não é um problema, pelo contrário, é solução. A gente precisa pe de novos equipamentos", complementou Filho.

Ao ser questionado a respeito do sucateamento do Samu, o governador informou que o problema é culpa do Governo Federal que deixou de enviar as viatuas não só para o Estado, mas para todo o país. 

"Não vamos deixar o Samu acabar aqui. No final do mês iremos receber as 20 primeiras unidades. Iremos renovar a frota em todas as cidades que têm base e ainda teremos unidades de reserva", finalizou.

Investimentos

Para reestruturar o Serviço de Transporte Sanitário, o Governo está investindo R$ 2,8 milhões, cujos recursos são oriundos do Tesouro Estadual. Os novos veículos ficarão à disposição das unidades públicas de saúde do Estado nos municípios de Maceió, Arapiraca, Piranhas, Água Branca e Delmiro Gouveia.