Ex-prefeito Cristiano Matheus acumula patrimônio milionário em nome de 14 ‘laranjas’, diz PF
Postos de combustíveis no Maranhão eram utilizados para lavar dinheiro
A Polícia Federal revelou na manhã desta quinta-feira (20) como funcionava o esquema de fraudes em licitações da prefeitura municipal de Marechal Deodoro, onde foram desviados cerca de R$ 6 milhões de recursos destinados a Educação em um esquema criminoso envolvendo o ex-prefeito Cristiano Matheus e 14 'laranjas' entre os anos de 2011 e 2014.
De acordo com o superintendente da PF em Alagoas, Bernardo Gonçalves, cerca de 100 policiais federais foram às ruas, na manhã desta quinta-feira (20), para cumprir 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió, Santana do Ipanema, Marechal Deodoro e Pão de Açúcar. Dos 17 mandados de busca e apreensão, nove foram cumpridos.
Na cobertura do ex-prefeito Cristiano Matheus, localizada no bairro da Ponta Verde, em Maceió, os policiais federais apreenderam documentos, 11 mil euros, computadores e mídias digitais. Além disso, também foram apreendidos quatro veículos de luxo, uma motocicleta e uma arma de fogo. Todos os bens estariam em nomes de terceiros, mas segundo a PF, são de propriedade do ex-gestor municipal.
A operação desencadeada na manhã de hoje é decorrente da ação do Ministério Público Federal (MPF/AL) e se deu após o afastamento de Cristiano Matheus. Os desvios dos recursos públicos aconteciam nos Programas Nacionais de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e de Alimentação Escolar (PNAE) do município.
"A ação de improbidade administrativa movida pelo MPF e a operação da PF ocorrida na data de hoje, elas se baseiam nos mesmos documentos que foram produzidos por uma auditoria feita pela Controladoria Geral da União que auditou procedimentos licitatórios que foram decorrentes do período de 2010 a 2014 nesse município", afirmou o superintendente da PF em Alagoas, Bernardo de Torres.
Em Marechal Deodoro, foi apurado que existe um posto de combustíveis de propriedade do ex-gestor, mas que consta como sócios outras duas pessoas que não tem envolvimento nenhum com o empreendimento.
Além disso, dois postos de combustíveis no Maranhão eram usados para lavar dinheiro de Cristiano Matheus. "Em dois postos no Maranhão foram apreendidos documentos que os vinculam ao líder e há forte evidencia de que são produto do desvio de recursos", complementou Bernado.
Todos os envolvidos vão responder pelos crimes de desvio de recursos públicos, fraude em licitações e dispensa ilegal de licitação e organização criminosa.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
