Renan Filho afirma que concursos são importantes para seguir reduzindo violência em Alagoas
O governador Renan Filho afirmou que os concursos públicos para a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL) são muito importantes para o Estado dar sequência às políticas públicas de segurança que vêm reduzindo os índices de violência em Alagoas. Os editais para os certames foram publicados nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do Estado (DOE/AL), como havia anunciado o governador.
“Os concursos são muito importantes para dar sequência ao trabalho de redução da violência em Alagoas. Nós, inicialmente, acabamos com o Gabinete Militar em diversos setores, colocando mais homens nas ruas e convocamos a reserva técnica da Polícia Civil. Estamos fazendo os maiores investimentos em segurança pública que o Estado de Alagoas já viu. Agora, dando sequência a esse ciclo, a gente abre novo concurso público, para dar oportunidade às pessoas de entrarem na carreira pública militar e, também, aumentar o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Assim, seguiremos reduzindo os índices de violência”, declarou Renan Filho.
Divulgado no dia 5 de junho, o Atlas da Violência 2017 - desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – mostra que Alagoas apresentou a maior redução (-16,6%) na taxa de assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes, de 2014 a 2015, dentre todos os Estados brasileiros. No mesmo estudo, Alagoas teve a segunda maior redução (-18,3%) do número de homicídios por arma de fogo dentre as unidades da Federação.
Editais
Conforme os editais dos concursos, foram disponibilizadas mil vagas para o cargo de soldado combatente da PM, 10 vagas para o cargo de oficial combatente do CBM/AL e 140 vagas para o cargo de soldado combatente do CBMAL.
Os concursos serão regidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com auxílio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da PM/AL e CBM/AL.
O período de inscrições começa nesta terça-feira (1º) e prossegue até o dia 30 de agosto de 2017. O procedimento deverá ser feito somente via internet. A Secretaria do Planejamento disponibilizará em sua sede ponto de acesso para os candidatos que não possuem acesso à internet. Conforme divulgado, a taxa de inscrição é de R$ 95,00.
Os concursos serão realizados utilizando o método Cespe de seleção, compreendendo as seguintes etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificato?rio; avaliação me?dica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório; teste de aptidão física, de caráter eliminatório; e comprovação documental e investigação social, também de caráter eliminatório.
Para a PM, o concurso vai contar com prova objetiva (50 questões de conhecimentos básicos e 70 específicas). As provas ocorrem no dia 29 de outubro, em Maceió e Arapiraca. Já para o Corpo de Bombeiros, o certame terá 50 questões de conhecimento básico e 50 de conhecimento específico. As provas acontecem no dia 28 de outubro (oficial) e 29 de outubro (soldado).
Além de todos os requisitos para a realização da inscrição nos certames, os editais publicados também possuem informações sobre remuneração, jornada de trabalho e lotação.
Últimas notícias
Homem é preso com 6 kg de maconha escondidos dentro do fogão no bairro Canaã
Jovem é encontrado morto com cabeça decapitada no município de Porto Calvo
Polícia aponta ligação entre homem preso em forro de residência e homicídio de agiota encontrado carbonizado
Homem é preso com drogas escondidas entre roupas de recém-nascido em Arapiraca
Ator e diretor Alexandre Barillari retorna ao Circuito Penedo de Cinema com oficina
Polícia recuperado carro furtado em festa no município de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
