Renan Filho afirma que concursos são importantes para seguir reduzindo violência em Alagoas

O governador Renan Filho afirmou que os concursos públicos para a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL) são muito importantes para o Estado dar sequência às políticas públicas de segurança que vêm reduzindo os índices de violência em Alagoas. Os editais para os certames foram publicados nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do Estado (DOE/AL), como havia anunciado o governador.
“Os concursos são muito importantes para dar sequência ao trabalho de redução da violência em Alagoas. Nós, inicialmente, acabamos com o Gabinete Militar em diversos setores, colocando mais homens nas ruas e convocamos a reserva técnica da Polícia Civil. Estamos fazendo os maiores investimentos em segurança pública que o Estado de Alagoas já viu. Agora, dando sequência a esse ciclo, a gente abre novo concurso público, para dar oportunidade às pessoas de entrarem na carreira pública militar e, também, aumentar o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Assim, seguiremos reduzindo os índices de violência”, declarou Renan Filho.
Divulgado no dia 5 de junho, o Atlas da Violência 2017 - desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – mostra que Alagoas apresentou a maior redução (-16,6%) na taxa de assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes, de 2014 a 2015, dentre todos os Estados brasileiros. No mesmo estudo, Alagoas teve a segunda maior redução (-18,3%) do número de homicídios por arma de fogo dentre as unidades da Federação.
Editais
Conforme os editais dos concursos, foram disponibilizadas mil vagas para o cargo de soldado combatente da PM, 10 vagas para o cargo de oficial combatente do CBM/AL e 140 vagas para o cargo de soldado combatente do CBMAL.
Os concursos serão regidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com auxílio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da PM/AL e CBM/AL.
O período de inscrições começa nesta terça-feira (1º) e prossegue até o dia 30 de agosto de 2017. O procedimento deverá ser feito somente via internet. A Secretaria do Planejamento disponibilizará em sua sede ponto de acesso para os candidatos que não possuem acesso à internet. Conforme divulgado, a taxa de inscrição é de R$ 95,00.
Os concursos serão realizados utilizando o método Cespe de seleção, compreendendo as seguintes etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificato?rio; avaliação me?dica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório; teste de aptidão física, de caráter eliminatório; e comprovação documental e investigação social, também de caráter eliminatório.
Para a PM, o concurso vai contar com prova objetiva (50 questões de conhecimentos básicos e 70 específicas). As provas ocorrem no dia 29 de outubro, em Maceió e Arapiraca. Já para o Corpo de Bombeiros, o certame terá 50 questões de conhecimento básico e 50 de conhecimento específico. As provas acontecem no dia 28 de outubro (oficial) e 29 de outubro (soldado).
Além de todos os requisitos para a realização da inscrição nos certames, os editais publicados também possuem informações sobre remuneração, jornada de trabalho e lotação.
Últimas notícias

Cabo Bebeto cobra do governo federal canais claros e acessíveis a vítimas da fraude do INSS

Rodrigo Cunha acompanha obras de contenção em encostas do Vale do Reginaldo

Criança fica ferida após colisão entre motos na Avenida Fernandes Lima

Governador em exercício recebe representantes sindicais no Palácio República dos Palmares

Adolescente com 'ossos de vidro' morre, aos 15 anos, em Feira de Santana

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
