Misa recebe exposição “Bravos Nautas: Uma história entre mares e fé”
Mostra é do fotógrafo Thiago Laion e foi selecionada pelo edital de Exposições Temporárias
Os registros do fotógrafo Thiago Laion poderão ser apreciados na exposição fotográfica “Bravos Nautas: Uma história entre mares e fé”, que será aberta nesta quinta-feira (03), às 18h30, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de agosto.
Concebida especialmente para comemoração dos 200 anos de Alagoas, a exposição traz uma série de fotografias que retrata o Jangadeiro Alagoano de hoje, em seu cotidiano e sua importância como patrimônio cultural do Estado de Alagoas, traçando uma narrativa conceitual e antropológica sobre o fato histórico dos Jangadeiros que percorreram os mares atlânticos de Alagoas até o Rio de Janeiro, no ano de 1922, comemorando o Centenário da Independência brasileira.
“Estamos buscando nesse evento traduzir muita alagoanidade e fazer que seja um momento de descontração, para celebrar os 200 anos de Alagoas e também este mês, que é o mês da fotografia”, disse Thiago.
Segundo o fotógrafo, a imersão do cotidiano desses personagens foi capturada e traduzida em imagens singulares que retratam o dia a dia do litoral do estado, buscando a essência da labuta de sal e suor dos alagoanos nos 200 anos.
“Trago na exposição elementos que traduzam as influências na comunidade, suas técnicas de trabalho, o ambiente que estão inseridos, suas referências familiares, as tradições e sua espiritualidade”, destacou Laion.
A mostra foi uma das contempladas pelo Edital de Exposições Temporárias, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura para ocupação dos espaços museológicos.
O Misa está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, e fica aberto ao público nas terças e sextas-feiras, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. A entrada é franca. Mais informações: (82) 3315-7882.
Sobre o artista
Thiago Laion é fotógrafo e produtor de vídeo nascido em Maceió. Formado em publicidade e pós-graduado em Motion Graphics, o alagoano morou em São Paulo durante 6 anos para se especializar na área audiovisual.
Voltando para Alagoas, buscou novas técnicas e novas culturas que contribuíssem para a criação do seu trabalho. Nessa busca, fez uma expedição fotográfica pela África e Ásia, que resultou na sua primeira exposição em parceria com a Secult: "As Expressivas". Hoje, com base estabelecida em Alagoas, ele desenvolve um trabalho autoral que eterniza a cultura alagoana e também a fusão com as culturas do mundo.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
