Municípios poderão receber Imposto Sobre Serviço por todas as atividades
De 2008 a 2013 só com as operações de leasing, os municípios perderam 438 bilhões de ISS. Somados com as vendas no cartão de crédito e a arrecadação de bares, hotéis e cartórios essas cifras chegam a números bem maiores. São recursos que os prefeitos não podem perder mais e, por essa razão, a AMA trouxe especialistas em direito tributário para orientar gestores sobre os prazos da lei que descentralizou a arrecadação e permitiu que todos os municípios passassem a receber o imposto.
“Todos os municípios alagoanos devem alterar seu código tributário até o dia 3 de outubro de 2017 para poder cobrar a partir do dia 1 de janeiro. Caso deixem para atualizar o código apenas em 2018 terão prejuízo de um ano porque a cobrança só poderá ser feita em 2019. De acordo com o princípio descrito no artigo 150 da anualidade, quando o município altera a legislação instituindo ou aumentando um tributo, só no ano seguinte ele poderá cobrar este tributo”, alerta o advogado Gabriel França, integrante do grupo de pesquisa política e tributação do CNPQ.
A descentralização dos recursos do ISS foi uma vitória do movimento municipalista e , diz o prefeito de Igaci , Oliveiro Piancó, que presidiu a reunião “os municípios estão com dificuldades nas suas receitas e essa vitória da AMA e da CNM é de grande valor porque vai permitir que os municípios tenham uma receita a mais pra tentar equilibrar as contas, suas receitas e despesas “. Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley o dinheiro a ser arrecadado equivalerá a uma repatriação por ano, mas, para isso é importante essa atualização dos códigos.
Num momento de crise econômica e de baixa arrecadação, associado à dependência financeira dos municípios aos repasses federais, o economista Cícero Péricles pontua que o dinheiro das operações dos cartões de crédito terá um importante impacto social nas cidades.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
