Viaduto de Maceió ganha iluminação especial na campanha Agosto Lilás
A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aderiu ao Agosto Lilás, campanha criada para combater a violência doméstica.
Durante todo o mês de agosto, o viaduto Oscar Fontes Lima, que liga as avenidas Márcio Canuto e Josepha de Mello, está com iluminação lilás no intuito de chamar a atenção da população para a campanha. Somente em Maceió, durante o ano de 2016, foram denunciados 794 casos de violência contra a mulher, segundos dados fornecidos pelo Ministério Público Estadual de Alagoas. Os crimes vão desde ameaça à lesão corporal, chegando até ao feminicídio, que é a perseguição ou morte intencional de pessoas do sexo feminino pelo fato de ser mulher.
O superintendente da Sima, Frederico Lins, explicou a participação do órgão municipal na campanha Agosto Lilás como algo de extrema importância no combate à violência doméstica. “Em um país onde a violência contra a mulher é também cultural, todos temos que fazer nossa parte e enxergarmos a importância de uma campanha como essa”, disse.
Além do viaduto, outras passagens de nível em Maceió ganharão a nova iluminação. A secretária Celiany Rocha, titular da Semas, ressalta que nesta segunda-feira (7), a Lei Maria da Penha completa 11 anos de vigência e, por este motivo, o mês de agosto é referência para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.
“A intenção de iluminar espaços públicos com a cor lilás é para chamar a atenção da população ao combate à violência contra a mulher e demonstrar o compromisso da Prefeitura de Maceió com as mulheres vítimas de violência, uma vez que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem uma rede de atendimento a elas, através dos Creas e do acolhimento institucional Viva a Vida”, reforçou Celiany Rocha
Como denunciar
Por meio do Disque 180, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuída para uma instituição local, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ou a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), a depender do caso.
O órgão encaminhará o caso para os outros equipamentos de atendimento e acolhimento e dará o suporte desde a parte de acesso à Justiça, ao acolhimento e abrigo sigiloso, se houver necessidade, conforme determinado pela Lei Maria da Penha.
Quando não houver uma delegacia especializada para esse atendimento na região do fato ocorrido, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Se estiver no momento de flagrante da ameaça ou agressão, a vítima também pode ligar para o 190 ou dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde há orientação para encaminhar a vítima para as entidades competentes.
Endereços e telefones
Coordenação de Políticas para as Mulheres fica na sede da Semas, Avenida Comendador Leão, número 1383, Poço. Telefone: (82) 3315-7873.
Creas Jatiúca fica na Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, número 210, Jatiúca. Telefone: (82) 3315-1605.
Creas Poço fica na Praça Raul Ramos, sem número, Poço. Telefone: (82) 3327-3239.
Creas Orla Lagunar fica na Rua Santos Pacheco, número, 342, Prado. Telefone: (82) 3221-2309.
Creas Santa Lúcia fica na Avenida Belmiro Amorim, número 346, Santa Lúcia. Telefone: (82) 3315-6428.
Creas Benedito Bentes fica no Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, Quadra E, Lote 7, Benedito Bentes. Telefone: (82) 3315-5919.
1ª Delegacia Especial de Defesa da Mulher fica na Rua Boa Vista, número 443, Centro. Telefone: (82) 32210676.
2ª Delegacia Especial de Defesa dos Direitos da Mulher fica no Conjunto Cambuci, número 65, Antares. Telefone: (82) 3315-4327.
Juizado da Violência Doméstica contra a Mulher fica na Rua do Imperador, número 139, Praça Sinimbu, Centro. Telefone: (82) 2126-9671.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
