Justiça

Justiça determina que concessionária forneça carro reserva a clientes

Por 7 Segundos com assessoria 04/09/2017 15h03
Justiça determina que concessionária forneça carro reserva a clientes
Grande quantidade de água chega a se acumular nos buracos espalhados na via - Foto: Reprodução

A Justiça de Alagoas  determinou que a concessionária Jeep Blumare forneça um veículo reserva a um casal que teve seu carro danificado após passar por uma pequena poça de água, para que possam promover suas atividades diárias, até decisão de mérito do caso. A decisão liminar foi publicada no Diário da Justiça desta sexta-feira (1).

De acordo com o processo, a mulher retornava para sua casa, com seu esposo e filha de cinco anos, quando o veículo parou ao passar por uma pequena poça de água em uma rua onde eles costumavam trafegar. A mulher alegou ainda que a rua estava bem movimentada, e outros veículos, inclusive de menor porte, haviam passado pelo mesmo trecho sem qualquer dificuldade. 

Como o carro ainda estava no prazo de garantia, os autores do processo acionaram o seguro da Jeep, tendo a fabricante encaminhado um guincho ao local. A oficina da concessionária teria alegado que se tratava de um problema de “calço hidráulico”, gerado pela entrada de água no motor e que o conserto não era coberto pela garantia, por se tratar de fator externo. 

No processo, há foto do veículo na rua em que houve o problema, na qual é possível constatar que se tratava apenas de asfalto molhado, sem qualquer indício de alagamento. 

Após pesquisas sobre o veículo, os autores do processo descobriram que este defeito era relatado por vários proprietários, em razão da entrada de ar do motor ser muito baixa, até em relação a carros mais baixos e populares, o que aumenta de forma considerável o risco da água ser aspirada pela entrada para dentro do motor, constituindo, um erro de projeto básico no carro Jeep Renegade, que tinha como propaganda o seu desempenho em lugares com terrenos irregulares e até mesmo alagados.