?Judiciário, Governo e MP discutem implantação da 'Patrulha Maria da Penha'
Projeto, que já funciona em outras capitais do país, vai fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas concedidas a mulheres vítimas de violência doméstica
Representantes do Judiciário, do Executivo e do Ministério Público de Alagoas debateram, nesta segunda (11), a implantação da “Patrulha Maria da Penha” em Maceió, que terá como objetivo fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas concedidas a mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto, que já funciona em Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Vitória, São Paulo, entre outras cidades, deve começar a funcionar na capital alagoana em março do ano que vem.
De acordo com o juiz José Miranda, auxiliar do Juizado da Mulher de Maceió e subcoordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, o projeto contempla inicialmente Maceió, mas há planos de estendê-lo ao município de Arapiraca, que já conta com delegacia e juizado especializados.
“A patrulha será formada por policiais militares que fiscalizarão o cumprimento das medidas protetivas. Eles visitarão as mulheres em situação de risco para saber se elas ainda estão sofrendo ameaças. Caso seja verificado o descumprimento de alguma medida, o Judiciário imediatamente será comunicado e tomará as medidas cabíveis, como por exemplo, a decretação da prisão preventiva do acusado”, afirmou o magistrado.
Segundo a capitã da PM/AL Márcia Danielli, a patrulha deverá ser feita por quatro guarnições, sendo cada uma composta por três policiais. O patrulhamento deve ocorrer de segunda a segunda, das 7h às 19h. “A Polícia Militar e as instituições parceiras vão atuar no sentido de, cada vez mais, proteger essas mulheres”, destacou.
De acordo com a promotora de Justiça Maria José Alves da Silva, as principais medidas protetivas aplicadas envolvem retirar o agressor de casa e fazer com que ele mantenha distância e não entre em contato com a vítima ou com familiares. As medidas estão previstas no artigo 22 da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006).
“Nós que trabalhamos com a Lei Maria da Penha sabemos o quão importantes são essas medidas protetivas de urgência. Daí vem a importância dessa patrulha, que vai realmente garantir a eficácia dessas ações”, explicou.
Também participaram da reunião Manoel Acácio Júnior e Alexsandro Pereira, da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas; Jackeline da Silva e Íris Dayana, da Polícia Militar; Anne Caroline e Eulina Neta, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); e Éryka Leme, da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJ/AL. A equipe que trabalha na elaboração do projeto deve se reunir novamente no Tribunal de Justiça no próximo dia 25, às 11h.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
