Vereadores seguem divergindo sobre PL que libera bebidas alcoólicas em estádios
O veto do Executivo ao Projeto de Lei que libera a comercialização de bebida alcoólica em estádios de futebol de Maceió foi tema de amplo debate na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (12). O veto já voltou para a Casa e vai ser encaminhado para a Comissão Permanente de Constituição e Justiça (CCJ), onde receberá parecer sobre o assunto.
Em seguida, a matéria retorna ao Plenário, onde os vereadores discutem e votam pela manutenção ou derrubada da decisão do prefeito. Vale lembrar que, como se trata de um veto, a votação será nominal e secreta, em cédula depositada em uma urna, conforme determina o Regimento Interno da Casa.
Autor do PL, o vereador Silvânio Barbosa (PMDB) utilizou a tribuna para debater o assunto e pedir apoio pela derrubada do veto. “Penso que derrubarmos o veto do prefeito não é afronta a Rui Palmeira. Desde que o projeto foi aprovado, tenho recebido contato diário de torcedores de CSA e CRB e até do ASA, que moram em Maceió, apoiando a iniciativa e pedindo que derrubemos o veto. Entendo a recomendação do MPE que, apesar de ser contra, se baseia somente no Estatuto do Torcedor”, declarou Silvânio Barbosa.
O presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PSDB) também usou a tribuna para destacar o cuidado que o colega de Câmara teve na elaboração do projeto de lei, pesquisando exemplos de onde a comercialização de bebida alcoólica em estádios de futebol é liberada. “Vale ressaltar que, antes de trazer o projeto para a Casa, vossa excelência buscou em outros estados como o assunto foi discutido. O MPE, que fez a recomendação ao Executivo pelo veto, tem sido um grande parceiro da Câmara no trabalho diário que realizamos aqui. De nosso lado, temos procurado atender as recomendações do órgão. Porém, neste caso em particular, estou com Silvânio Barbosa e todos os demais vereadores que não veem problema na venda da bebida dentro dos estádios”, disse ele.
Ainda na linha de pensamento pela aprovação, o vereador Samyr Malta (PSDC) expressou o sentimento dele sobre o tema. “Vereador Silvânio Barbosa, vossa excelência pode contar comigo para derrubada do veto. Infelizmente, há setores que fazem a discussão sobre o assunto que querem jogar para a plateia. Todos sabemos que a bebida alcoólica é vendida em todos os lugares, em shows, bares e na frente dos estádios de futebol. Dentro dos campos, há quem consuma drogas na hora do jogo. Então, não encaro como problema o torcedor beber nos estádios”, disse Malta.
Médico, o vereador Ronaldo Luz (PMDB) lembrou que votou contra o projeto de lei e manterá a mesma posição. “Está de parabéns o prefeito Rui Palmeira que seguiu a orientação do MPE e vetou o projeto de lei. Como médico, sei o mal que a bebida faz. Por isso, fui contra ao projeto de lei e vou ser contra a derrubada do veto”, complementou.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
