Prefeitura lança edital para a implantação da Rede de Pontos de Cultura
Nesta quarta-feira (13), a partir das 8h, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), lança, em solenidade realizada na Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro, o edital destinado à implantação da Rede Municipal de Pontos de Cultura. A iniciativa, promovida a partir de um convênio firmado com o Ministério da Cultura, destinará R$ 900 mil para que entidades culturais sejam consideradas pontos de cultura e passem a executar ações em unidades de ensino.
O lançamento do edital contará com a presença do prefeito em exercício Marcelo Palmeira, do presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, da coordenadora do Pnud junto à Semed, Ritta Ippolito, e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Tércio Smith.
Cada instituição selecionada receberá R$ 60 mil para desenvolver atividades culturais que irão complementar a formação dos estudantes dentro de um período de um ano. A Rede Municipal de Pontos de Cultura será implantada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Segundo o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a iniciativa será inédita na capital. “Maceió ainda não possui Rede Municipal de Pontos de Cultura e agora iremos entrar nesse circuito do Programa Cultura Viva, uma ação importante do Governo Federal que dissemina a execução dessas atividades em todo o território nacional. Em Maceió, serão 15 instituições culturais selecionadas”, declarou.
“Os pontos de cultura contribuem com a integralização educacional trabalhando música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cultura popular e outros segmentos culturais nesses ambientes”, concluiu o presidente.