Justiça condena Casal a indenizar mulher que teve água cortada duas vezes

O juiz Nelson Tenório de Oliveira Neto, do 5º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital, condenou a Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) a indenizar no valor de R$ 2 mil reais, por danos morais, uma mulher que teve a água de sua casa cortada duas vezes em 2016. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (14).
De acordo com a autora processo, a Casal cortou o fornecimento de água da sua casa no dia 30 de junho de 2016, e a segunda vez no dia 19 de dezembro de 2016. Nas duas ocasiões, o pagamento já teria sido realizado, embora com atraso.
Alega ainda que estava com o comprovante de pagamento das faturas, mas que, na primeira vez, os funcionários da empresa não esperaram que ela pegasse o recibo. Já na segunda, a mulher não foi informada da chegada dos funcionários e o corte foi realizado sem que ela estivesse ciente.
Para o juiz, a Casal agiu de forma ilícita e que é necessário que o consumidor seja notificado antes da interrupção do fornecimento do serviço para que possa comprovar o pagamento. “É razoável que se exija que no momento do corte o consumidor seja avisado, para que possa apresentar o comprovante de pagamento, se for o caso. O corte realizado após o pagamento, mesmo que com poucos dias de diferença, enseja a responsabilidade objetiva do fornecedor. Ainda mais por se tratar de um bem de caráter essencial”, destacou o juiz Nelson Tenório Neto.
Em sua defesa, a Casal alegou que os cortes foram realizados em razão da inadimplência por longo período e que só recebe a informação de pagamento depois de cinco dias úteis, prazo da compensação bancária. Além disso, informou que o pagamento teria sido efetuado às vésperas do corte. Na primeira vez, o pagamento teria sido efetuado em 29 de junho de 2016, e na segunda em 16 de dezembro do mesmo ano.
Veja também
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
