Praça do Centenário ganha Ponto de Entrega Voluntária
O prefeito Rui Palmeira entregou, na manhã desta quarta-feira (20), um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de material reciclável na Praça do Centenário, localizada na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol. A entrega foi realizada por meio de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e a Estre, empresa responsável pelo aterro sanitário da cidade.
Na oportunidade, Rui Palmeira ressaltou que a princípio será efetuada a instalação de 10 PEVs em locais de grande movimento, mas a meta é que cada bairro da cidade conte com um ponto de entrega. “A Prefeitura já contratou as cooperativas, de forma pioneira no Brasil, e agora estamos iniciando a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária. É importante que o maceioense contribua, porque todo esse material da praça vai para essas cooperativas, gerando mais emprego e renda”, pontuou.
Davi Maia, gestor da Limpeza Urbana de Maceió, informa que o órgão realizou um estudo e concluiu que se 40% do resíduo descartado pela população maceioense pudesse ser reciclado, a cidade economizaria R$1 milhão por mês.
“As cooperativas já atendem a nove bairros da cidade na coleta porta a porta, em 16 mil residências. A meta é que 60 mil moradores sejam beneficiados até o final do ano. A ideia dos PEVs é que eles estejam em bairros que ainda não foram contemplados com a coleta residencial e que essas pessoas tenham um local para depositar o seu material reciclado”, explicou.
A parceria com a Estre resultará na doação de 10 Pontos de Entrega Voluntária. Breno Palma, representante da empresa, ressalta a importância desse tipo de convênio para o bem estar dos moradores de Maceió. “A Estre entende que a reciclagem deve ser mais valorizada e tudo começa com a coleta seletiva. Os PEVs têm a função principal de evitar que o descarte do material selecionado seja realizado no aterro e isso é benéfico tanto para a população quanto para as cooperativas”, complementou.