Tartarugas iniciam período de desova e Biota recomenda cuidados

O Instituto Biota de Conservação registrou na noite de quinta-feira (5) a primeira ocorrência reprodutiva de tartaruga marinha na praia de Cruz das Almas, em Maceió. O instituto foi informado por populares sobre a desova. O presidente do Biota, o biólogo Bruno Stéfanis, explica que o período de setembro a março, as tartarugas deixam o mar para desovar na areia. Entre 45 a 50 dias, os filhotes deixam os ovos e são direcionados ao seu habitat natural.
O Biota é responsável pelo monitoramento das desovas e encalhes das tartarugas marinhas nas regiões da Barra de São Miguel; Francês, em Marechal Deodoro; Mirante da Sereia, em Maceió; até a praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio.
O instituto recomenda que durante o período em que as tartarugas marinhas saem do mar para enterrar os ovos na areia da praia, a população entre em contato com o Biota. “Deixar o animal fazer a desova é fundamental. Evitar fazer fotos com flashes também é importante para não assustar as tartarugas. A forte iluminação faz com que o animal retorne ao mar e não ponha seus ovos”, esclarece Bruno Stéfanis.
Para entrar em contato com Instituto Biota de Conservação é simples e fácil: basta ligar para 82 – 9 9115-2944; 9 9115-5516; e 9 8815-0444. Existe ainda o aplicativo Biota Mar. Nele, é possível comunicar a ao instituto sobre as desovas e encalhes das tartarugas marinhas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua, desde 2015, como parceira das ações executadas pelo Instituto Biota. A secretaria do Governo de Alagoas contribui efetivamente para a logística da equipe de biólogos, a exemplo do deslocamento para chegar até os locais onde se constate a presença das tartarugas marinhas.
Contatos: 82 9 9666-8407 - Bruno Stéfanis, presidente do Biota.
Últimas notícias

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
