Tartarugas iniciam período de desova e Biota recomenda cuidados
O Instituto Biota de Conservação registrou na noite de quinta-feira (5) a primeira ocorrência reprodutiva de tartaruga marinha na praia de Cruz das Almas, em Maceió. O instituto foi informado por populares sobre a desova. O presidente do Biota, o biólogo Bruno Stéfanis, explica que o período de setembro a março, as tartarugas deixam o mar para desovar na areia. Entre 45 a 50 dias, os filhotes deixam os ovos e são direcionados ao seu habitat natural.
O Biota é responsável pelo monitoramento das desovas e encalhes das tartarugas marinhas nas regiões da Barra de São Miguel; Francês, em Marechal Deodoro; Mirante da Sereia, em Maceió; até a praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio.
O instituto recomenda que durante o período em que as tartarugas marinhas saem do mar para enterrar os ovos na areia da praia, a população entre em contato com o Biota. “Deixar o animal fazer a desova é fundamental. Evitar fazer fotos com flashes também é importante para não assustar as tartarugas. A forte iluminação faz com que o animal retorne ao mar e não ponha seus ovos”, esclarece Bruno Stéfanis.
Para entrar em contato com Instituto Biota de Conservação é simples e fácil: basta ligar para 82 – 9 9115-2944; 9 9115-5516; e 9 8815-0444. Existe ainda o aplicativo Biota Mar. Nele, é possível comunicar a ao instituto sobre as desovas e encalhes das tartarugas marinhas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua, desde 2015, como parceira das ações executadas pelo Instituto Biota. A secretaria do Governo de Alagoas contribui efetivamente para a logística da equipe de biólogos, a exemplo do deslocamento para chegar até os locais onde se constate a presença das tartarugas marinhas.
Contatos: 82 9 9666-8407 - Bruno Stéfanis, presidente do Biota.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
