Polícia

Caso Márcia Rodrigues: resultado de exame residuográfico confirma tese de suicídio

Jornalista foi encontrada morta no dia 14 de agosto do ano passado, em Paripueira

Por 7 Segundos Maceió com Assessoria 19/10/2017 12h12
Caso Márcia Rodrigues: resultado de exame residuográfico confirma tese de suicídio
Polícia diz já ter concluído investigações sobre morte da jornalista - Foto: Reprodução

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas recebeu na manhã desta quinta-feira (19), o resultado final do exame residuográfico nas amostras recolhidas pelo perito criminal Jeiely Ferreira no caso do suicídio da jornalista Márcia Rodrigues Farias. O exame tinha por objetivo determinar a existência de resíduos de disparo de arma de fogo, através da busca e análise de resíduos inorgânicos e metálicos oriundos da mistura iniciadora, do projetil e da arma. 

No exame realizado no Instituto Nacional de Criminalística em Brasília foi identificada uma elevada quantidade de resíduos característicos e indicativos de disparo de arma de fogo na vítima fatal. O laudo aponta centenas de resíduos, tanto na mão esquerda, como na mão direita da jornalista Márcia Rodrigues, confirmando a tese de suicídio. 

Já nas amostras coletadas pelo perito no pai da vítima, o delegado aposentado Milton Omena Farias, o resultado deu negativo. O laudo completo com todas as informações foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital, responsável pela investigação do caso. 

A morte da jornalista Márcia Rodrigues, ocorreu no dia 14 de agosto do ano passado, e inicialmente a investigação seguia duas linhas: suicídio ou homicídio. Mas, o laudo técnico pericial de local de crime apresentado pelo perito Jeiely comprovou a tese de que Márcia teria atirado contra si mesma. 

O Perito Geral Manoel Melo, explicou que o bom senso e o extremo zelo com que a Perícia Oficial tem com seus trabalhos, impôs a necessidade desses exames complementares. Mas, que o perito criminal Jeiely Ferreira tinha plena convicção do resultado alcançado por meio de métodos científicos. Ele agradeceu imensamente a colaboração da perícia da Polícia Federal para com o Estado de Alagoas. 

“O resultado do exame residuográfico é corolário de uma teoria da boa doutrina criminalística que diz que, só pode existir uma verdade material para os fenômenos naturais. Não se importa o método que se utilize para alcança-lo”, afirmou o perito geral. 

De acordo com o Chefe Especial do Instituto de Criminalística de Alagoas, perito criminal José Cavalcante, o órgão abriu processo para aquisição de um equipamento para a realização desse tipo de exame. O Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) será adquirido com recursos próprios do Fundo Estadual de Segurança Pública. 

“O processo de licitação para aquisição está em andamento. Até o primeiro semestre de 2018 a perícia de Alagoas estará realizando este tipo de análise. Com o equipamento próprio o resultado do exame residuográfico sairá em até 24 horas”, afirmou Cavalcante. 

O crime

Márcia Rodrigues era filha de um policial federal aposentado e foi encontrada com lesões no pescoço, peito e costas, no dia 14 de agosto de 2016, em uma residência localizada em Paripueira. Os primeiros levantamentos mostraram que ela morava com a mãe no bairro da Jatiúca, em Maceió, e costumava passar os finais de semana em Paripueira com o pai.