Curiosidades

Chuva de meteoros vindas do Cometa Halley poderá ser vista neste fim de semana

Este ano o fenômeno terá uma melhor visibilidade, porque terá menos interferência da lua

Por Uol Notícias 20/10/2017 16h04
Chuva de meteoros vindas do Cometa Halley poderá ser vista neste fim de semana
Chuva de meteoros ficará mais intensa na madrugada deste sábado - Foto: Reprodução

A chuva de meteoros oriundas do Cometa Halley poderá ser vista entre este sábado (21) e o domingo (22), em todo o mundo, inclusive no Brasil. Chama de Orionídeos, os meteoros têm esse nome porque  pertencem à constelação Órion e só pode ser vista na órbita a cada 76 anos.

O fenômeno, que é anual, ganha ainda mais destaque em 2017 porque terá menos interferência da lua, possibilitando uma melhor visão até mesmo de meteoros menos brilhantes.

O melhor horário para observação da chuva de meteoros será durante a madrugada, tanto do sábado quanto do domingo, com destaque entre às 2h e 3h.A preferência é de que o fenômeno seja visto de um lugar escuro, longe da luminosidade das cidades.

Diferente de outras chuvas de meteoros, os Orionídeos possuem uma atividade de máximo constante. Sendo assim, as noites de 21 e 22 de outubro possuem atividade intensa semelhante.

Segundo estimativas, é esperada uma taxa entre 20 e 25 meteoros por hora para a chuva de meteoros. Os meteoros visíveis são considerados rápidos e com longas trajetórias, principalmente quando observados pela madrugada.

O cometa Halley orbita periodicamente em sua órbita a cada 76 anos. A última aparição do cometa foi no ano de 1986, e a próxima está prevista para o ano de 2061. Halley é o único cometa de curto período conhecido que é claramente visível a olho nu da Terra. Quem não pude sair de casa para acompanhar o fenômeno, pode ver a chuva de meteoros através de link ao vivo.