Polícia

Polícia vai garantir segurança durante provas do concurso da PMAL e CBMAL

Cerca de 68 mil candidatos disputam 1150 vagas para soldado combatente e oficial

Por Agência Alagoas 27/10/2017 13h01
Polícia vai garantir segurança durante provas do concurso da PMAL e CBMAL
Concursos oferecem mil vagas para a PM e 150 vagas para o Corpo de Bombeiros de Alagoas - Foto: Assessoria

Às vésperas da realização das provas objetivas e discursivas do concurso para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Alagoas, que ocorrem neste sábado (28) e domingo (29), as forças de Segurança já atuam para garantir a tranquilidade do certame. Haverá policiamento e todo um trabalho montado para garantir a logística do concurso em Maceió e Arapiraca.

Para o secretário da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, o trabalho visa garantir a tranquilidade antes, durante e depois das provas. “A Polícia Militar vai atuar na segurança, mas a Polícia Civil também estará de prontidão para caso ocorra alguma situação que tente comprometer a realização do certame”, afirmou.

O comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Neyvaldo Amorim, explicou que os militares vão fazer a escolta das provas que serão aplicadas em Maceió e Arapiraca. A PM também fará o mesmo trabalho ao término do certame. 

“São 70 locais de prova na capital e outros 40 em Arapiraca e faremos a segurança para garantir que nada aconteça no trajeto”, disse.

Já no sábado (28) e no domingo (29) equipes da PM irão efetuar patrulhamento ostensivo nas proximidades dos locais onde serão feitas as provas nas duas cidades. 

“Este trabalho será realizado em três momentos.  Sábado de manhã serão aplicadas as provas para o cargo de oficial do Corpo de Bombeiros. Já no domingo de manhã estaremos logo cedo no patrulhamento motorizado nos locais onde acontecerão as provas para o cargo de soldado combatente do Corpo de Bombeiros e de tarde ocorrem as provas de soldado combatente da Polícia Militar. Teremos oficiais atuando todos os dias coordenando os trabalhos nas ruas e daremos todo o apoio necessário caso haja alguma situação anormal”, explicou. 

Além do trabalho ostensivo da Polícia Militar, a Polícia Civil também vai atuar caso ocorram irregularidades durante a realização das provas. “Se algum candidato for pego tentando burlar o concurso, tais situações serão encaminhadas para a Central de Flagrantes”, completou. 

Cerca de 68 mil pessoas estão inscritas no concurso, que oferece mil vagas para o cargo de soldado combatente da Polícia Militar, 140 vagas para soldado combatente e 10 vagas para o cargo de oficial combatente do Corpo de Bombeiros.

Para a Polícia Militar, os inscritos deverão responder a uma prova objetiva que contará com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Já a prova do Corpo de Bombeiros contará com 50 questões de conhecimentos básicos e 50 de específicos.