Quarta fase de operação investiga indício de fraude no Enem 2017
Irmão Borges são apontados como líderes da organização criminosa

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (07) a quarta fase da Operação Gabarito que investiga a participação de grupos ligados à fraudes de concursos públicos. As investigações estão sendo comandadas pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa (PB). Pelo menos 98 concursos são investigados, entres ele o Enem 2017.
O delegado Lucas Sá declarou que o bando tinha uma agenda de fraudes a ser cumprida entre os anos de 2017 e 2018. O grupo tem penetração em pelo menos 15 estados, entre eles Alagoas, onde - de acordo com Sá – um policial militar de Alagoas e seu irmão estariam envolvidos no esquema. Identificados como irmão Borges, ambos são apontados como líderes do esquema.
O policial militar Flávio Nascimento Borges, de 34 anos, e Vicente Fabrício Borges, 32, foram presos em maio deste ano em uma casa de luxo em João Pessoa.
Em Alagoas, concursos da Ufal, TJ, MP, IFAL, TRT e Prefeitura de Maceió são investigados por possível fraude.
A fraude
No período de 12 anos, mais de 500 pessoas teriam sido aprovadas com irregularidades e o grupo teria movimentado R$ 29 milhões. Além da células em Paraíba, comandada pelos irmãos alagoanos, a polícia teria identificado uma segunda no estado de Pernambuco. Para Sá, a célula de Pernambuco é maior do que a de Paraíba.
Cada vaga custava em média R$ 150 mil. É do delegado a informação de que se o candidato se ‘amedrontasse’ no momento da fraude, o valor a ser pago para o ‘boneco’ – o integrante da organização criminosa que usava documento falso e fazia a prova no lugar do candidato – poderia subir. Nesses casos o verdadeiro candidato só se apresentava no dia da nomeação.
Os irmão Borges teriam se submetido a pelos menos 29 concursos de maneira fraudulenta. De acordo com Sá, como um dos Borges é da PM, as ameaças aos “clientes” eram mais graves. Um dos líderes foi secretário-adjunto.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa

Corrida de rua movimenta Dia do Trabalhador em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
