Quarta fase de operação investiga indício de fraude no Enem 2017
Irmão Borges são apontados como líderes da organização criminosa
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (07) a quarta fase da Operação Gabarito que investiga a participação de grupos ligados à fraudes de concursos públicos. As investigações estão sendo comandadas pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa (PB). Pelo menos 98 concursos são investigados, entres ele o Enem 2017.
O delegado Lucas Sá declarou que o bando tinha uma agenda de fraudes a ser cumprida entre os anos de 2017 e 2018. O grupo tem penetração em pelo menos 15 estados, entre eles Alagoas, onde - de acordo com Sá – um policial militar de Alagoas e seu irmão estariam envolvidos no esquema. Identificados como irmão Borges, ambos são apontados como líderes do esquema.
O policial militar Flávio Nascimento Borges, de 34 anos, e Vicente Fabrício Borges, 32, foram presos em maio deste ano em uma casa de luxo em João Pessoa.
Em Alagoas, concursos da Ufal, TJ, MP, IFAL, TRT e Prefeitura de Maceió são investigados por possível fraude.
A fraude
No período de 12 anos, mais de 500 pessoas teriam sido aprovadas com irregularidades e o grupo teria movimentado R$ 29 milhões. Além da células em Paraíba, comandada pelos irmãos alagoanos, a polícia teria identificado uma segunda no estado de Pernambuco. Para Sá, a célula de Pernambuco é maior do que a de Paraíba.
Cada vaga custava em média R$ 150 mil. É do delegado a informação de que se o candidato se ‘amedrontasse’ no momento da fraude, o valor a ser pago para o ‘boneco’ – o integrante da organização criminosa que usava documento falso e fazia a prova no lugar do candidato – poderia subir. Nesses casos o verdadeiro candidato só se apresentava no dia da nomeação.
Os irmão Borges teriam se submetido a pelos menos 29 concursos de maneira fraudulenta. De acordo com Sá, como um dos Borges é da PM, as ameaças aos “clientes” eram mais graves. Um dos líderes foi secretário-adjunto.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
