Renan Calheiros é condenado a perder mandato por juiz de 1ª instância
O senador Renan Calheiros (PMBD-AL) foi condenado pela 14ª Vara Federal de Brasília a perder o mandato e suspendeu seus direitos políticos por oito anos por improbidade administrativa. A sentença foi dada nesta quinta-feira (16) pelo juiz de primeira instância Waldemar Carvalho da 14ª Vara Federal. O senador alagoano pode recorrer da decisão e se manter no cargo até o caso ser julgado.
A informação foi obtida pelo UOL nesta sexta-feira (17) e a mesma apurou que a sentença está relacionada com o caso Mônica Veloso.
Renan Calheiros disse que vai recorrer e que a decisão causou surpresa por ter sido tomada por um juiz de primeira instância. O senador argumentou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já analisou o caso e não o recebeu por falta de provas.
“O Supremo já julgou esse caso e sequer o recebeu por falta de provas. Todos os ouvidos negam os fatos. Por isso, vou recorrer com serenidade a quem cabe a palavra final”, disse Renan Calheiro em crítica ao Judiciário.
Entenda o caso
Renan, em 2017, renunciou à Presidência do Senado porque a jornalista Mônica Veloso, com quem tinha uma filha fruto de um relacionamento extraconjugal, denunciou que o senador pagava a pensão da criança com dinheiro de um lobista da empreiteira Mendes Júnior, Claúdio Gontijo.
O caso rendeu ao menos duas ações judiciais contra o alagoano. Uma delas, que ocasionou a atual condenação, era de caráter civil e foi aberta pelo Ministério Público em 2015, por improbidade administrativa.
Já a outra, foi de caráter criminal e foi enviada ao STF, acusando-o de uso de documento falso, identidade ideológica e peculato – desvio de dinheiro público. Porém, parte dela não foi aceita por falta de provas em 2016, mas o processo ainda está rolando.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reforça linhas de ônibus para o 1º turno das eleições
Pai usa bateria de moto para ligar ventilador e refrescar filha
Projeto de Alagoas relembra participação de Lito Sousa e lamenta seu falecimento
Candidata de Lula,Teca Nelma é a aposta da esquerda para a Assembleia
Renato Filho e Fátima Canuto mobilizam Pilar em grande carreata da campanha
Em vídeo, JHC cita passado de Renan com Lula e Dilma e chama senador de 'oportunista'
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
