Gari comunitário é implantado em residencial de Arapiraca
Um projeto pioneiro vem sendo implantado na cidade de Arapiraca. É o Programa Gari Comunitário, uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O local escolhido foi o Residencial Vale do Perucaba, mas o objetivo é estender a iniciativa para outras comunidades da cidade.
A Eleva Ambiental, responsável pela limpeza pública em Arapiraca, contratou e capacitou dois garis comunitários para recolher o lixo das portas e acessar áreas onde o caminhão coletor não consegue chegar, devido a problemas na infraestrutura do conjunto. Por esse motivo, o lixo acabava sendo depositado em locais impróprios, a exemplo de terrenos baldios, áreas verdes e na própria via pública, contribuindo para a proliferação de moscas, ratos, além do mau cheiro.
Moisés Nicondes Damasceno, 25, um dos garis comunitários contratados estava desempregado. Preocupado em não ter condições financeiras para manter os estudos ficou feliz com a oportunidade. Moisés foi aprovado recentemente no curso de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Estou tendo a oportunidade de cuidar da minha rua, do meu bairro e ainda receber por isso. Conheço quase todos os moradores e todas as orientações podem chegar a eles com mais facilidade através de mim”, disse Moisés.
De acordo com a secretária municipal de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio, os profissionais contratados têm todos os seus direitos trabalhistas garantidos. “Os garis comunitários são contratados pela Eleva Ambiental, possuem carteira assinada e todos os direitos trabalhistas assegurados. São pessoas da comunidade que conhecem as dificuldades e a rotina da comunidade, sendo personagens fundamentais para a manutenção da limpeza na localidade de difícil acesso”, frisou.
Aos moradores, a secretária voltou a enfatizar a colaboração da população, lembrando que a limpeza da cidade é um dever de todos, do poder público e dos munícipes. “Faço um apelo a população para que respeite e auxilie o trabalho realizado pelo gari comunitário, pois além de ser um morador da comunidade ele trabalha para manter o ordenamento no manejo de resíduos” assegurou Vanessa.
Veja também
Últimas notícias
Salário-maternidade: entenda o que proposta discutida no Senado muda para autônomas
Ex-namorada reage após atleta expor traição nas Olimpíadas de Inverno
Inmet prevê chuvas intensas ao longo desta quarta-feira (11) na maior parte do país
Privada explode na casa de Zé Felipe e relato viraliza na Internet: Saiba como evitar acidentes
Gato “funcionário” vira herói após capturar rato em loja
ICMBio recomenda suspensão do consumo e comércio de peixes na Lagoa do Jequiá
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
