Gari comunitário é implantado em residencial de Arapiraca
Um projeto pioneiro vem sendo implantado na cidade de Arapiraca. É o Programa Gari Comunitário, uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O local escolhido foi o Residencial Vale do Perucaba, mas o objetivo é estender a iniciativa para outras comunidades da cidade.
A Eleva Ambiental, responsável pela limpeza pública em Arapiraca, contratou e capacitou dois garis comunitários para recolher o lixo das portas e acessar áreas onde o caminhão coletor não consegue chegar, devido a problemas na infraestrutura do conjunto. Por esse motivo, o lixo acabava sendo depositado em locais impróprios, a exemplo de terrenos baldios, áreas verdes e na própria via pública, contribuindo para a proliferação de moscas, ratos, além do mau cheiro.
Moisés Nicondes Damasceno, 25, um dos garis comunitários contratados estava desempregado. Preocupado em não ter condições financeiras para manter os estudos ficou feliz com a oportunidade. Moisés foi aprovado recentemente no curso de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Estou tendo a oportunidade de cuidar da minha rua, do meu bairro e ainda receber por isso. Conheço quase todos os moradores e todas as orientações podem chegar a eles com mais facilidade através de mim”, disse Moisés.
De acordo com a secretária municipal de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio, os profissionais contratados têm todos os seus direitos trabalhistas garantidos. “Os garis comunitários são contratados pela Eleva Ambiental, possuem carteira assinada e todos os direitos trabalhistas assegurados. São pessoas da comunidade que conhecem as dificuldades e a rotina da comunidade, sendo personagens fundamentais para a manutenção da limpeza na localidade de difícil acesso”, frisou.
Aos moradores, a secretária voltou a enfatizar a colaboração da população, lembrando que a limpeza da cidade é um dever de todos, do poder público e dos munícipes. “Faço um apelo a população para que respeite e auxilie o trabalho realizado pelo gari comunitário, pois além de ser um morador da comunidade ele trabalha para manter o ordenamento no manejo de resíduos” assegurou Vanessa.
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
