Política

Ministério Público discute melhoria da saúde em Capela e Cajueiro

Por 7 Segundos Maceió com Ascom MPE 01/12/2017 18h06
Ministério Público discute melhoria da saúde em Capela e Cajueiro
Ministério Público se reúne com gestores de Capela e Cajueiro para propor melhorias nas unidades hospitalares dos municípios - Foto: Assessoria

Os promotores de justiça Maria Luísa Maia Santos e Edelzito Santos Andrade coordenaram, nessa sexta-feira (1), no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), uma reunião de trabalho com os prefeitos dos Municípios de Capela, Adelmo Calheiros, e Cajueiro, Palmery Melo Neto. O objetivo foi acertar detalhes para a adoção de providências que provoquem melhorias no atendimento hospitalar dos dois municípios.

A reunião foi convocada depois que o MPE/AL detectou uma sobrecarga no atendimento do hospital de Capela, provocada pelo fechamento para reformas da unidade hospitalar de Cajueiro.

“Os atendimentos são realizados nos postos de saúde. Entretanto, os internamentos são divididos entre Cajueiro e Viçosa. Os dos municípios recebem, por isso, uma parte do aporte financeiro que era destinado à capela. Entretanto, alegam que não é suficiente devido o aumento na demanda de atendimento. Isso dificulta o funcionamento das unidades. Então, é preciso resolver a questão para que os cidadãos não fiquem desassistidos”, explicou a promotora Maria Luísa Maia, titular da promotoria de Justiça de Cajueiro.

Para que o problema seja sanado foi proposto que os gestores dos dois municípios se reúnam com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e consigam realocar as verbas repassadas.

“É possível que seja feita um redirecionamento desses recursos e receber um novo aporte financeiro, até que questão seja sanada com a reabertura do hospital. Essa reunião deve acontecer na próxima semana. O resultado desse encontro determinará quais providências futuras tomaremos. O que não permitiremos é que o cidadão fiquem desassistidos”, declarou Edelzito Santos Andrade, promotor de justiça de Capela.