Moradores reclamam de falta de água há mais de 10 dias em Piaçabuçu
Deficiência no abastecimento tem sido prejudicada pelo aumento da intrusão salina e redução da vazão do rio
Moradores de Piaçabuçu, na região do baixo São Francisco de Alagoas, estão sem água nas torneiras há mais de 10 dias. A construção de uma nova adutora, com seis quilômetros de extensão e a instalação de uma nova captação de água bruta no rio São Francisco, é a solução para o problema, mas segundo moradores da região, as obras estão paralisadas.
O portal 7 Segundos procurou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para saber sobre os motivos para a falta d'água no município e o andamento das obras da instalação da adutora, que possivelmente irá suprir o desabastecimento da localidade.
Por meio de nota, a Casal esclareceu que a deficiência no abastecimento tem sido prejudicada pelo aumento da intrusão salina e redução da vazão do rio. Com isso, as duas paradas diárias da captação de água bruta, que antes eram de três horas de duração cada uma delas, agora são de 4 horas de duração casa. A Casal ressalta que as paradas do sistema ocorrem justamente para evitar captar água com alto teor de sal.
Além disso, frequentemente é necessário realizar paradas para retirar os mexilhões da estrutura da captação, ou seja, fazer uma limpeza. Por outro lado, vários moradores da cidade de Piaçabuçu estão se utilizando indevidamente de bombas conectadas diretamente na rede de distribuição, o que prejudica o fornecimento de água para todos.
A Casal ressalta que mantém a distribuição diária de água para Piaçabuçu, porém, em períodos restritos, e somente distribui água que esteja própria para consumo
A respeito das obras de implantação da nova adutora, com seis quilômetros de extensão, a Casal ressalta que estão adiantadas. "A Casal também trabalha na instalação de uma nova captação de água bruta no rio São Francisco, distante seis quilômetros da atual. Essa nova captação, com essa nova adutora, serão interligadas ao sistema já existente em Piaçabuçu. Como essa nova captação é distante da atual em seis quilômetros, será menos atingida pela intrusão salina, assim, o tempo de parada durante a maré alta será menor", afirma a companhia.
"Porém, para que essas estruturas funcionem, é preciso que esteja pronto um novo reservatório de água, que será construído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Essa obra, portanto, não compete à Casal", conclui.
Veja também
Últimas notícias
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
